Paraná pede R$ 277 bi em recursos no Plano Safra 2021/22
Estado defende que, do total de recursos pleiteados, R$ 209 bilhões sejam alocados em programas de custeio e de comercialização
Publicação referência há 22 anos na pesquisa agropecuária, o livro "VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes" chega robusto em sua 2ª edição, lançada neste mês de janeiro, pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Com 380 páginas a mais do que a 1ª edição lançada em 1999, essa nova publicação, ansiosamente esperada, totaliza 601 páginas e traz informações atualizadas e organizadas de forma prática e eficaz sobre testes de vigor que podem ser utilizados em sementes das mais diversas espécies.
O vigor de sementes é um dos parâmetros avaliados para atestar a qualidade das sementes. Está relacionado com a capacidade das sementes em germinar e produzir uma plântula normal, sem necessariamente estar em condições ambientais ideais para a germinação.
Conhecer o vigor de sementes pode auxiliar o agricultor na escolha do lote a ser utilizado para semeadura, diminuindo perdas iniciais por desuniformidade de plantas. Para o produtor de sementes a informação do vigor auxilia em estratégias de armazenamento bem como tempo de armazenagem, serve como parâmetro para avaliação da qualidade das sementes e como estratégia de venda.
Nas últimas duas décadas, as pesquisas sobre vigor de sementes tiveram avanços surpreendentes. O conceito de vigor deixou de ser considerado apenas nos laboratórios para ser fortemente utilizado no campo pela indústria produtora de sementes e pelo agricultor, que prioriza, cada vez mais, matéria-prima de alta qualidade para a implantação da lavoura
Fruto da colaboração de 18 autores e quatro editores, o livro mostra a evolução da pesquisa em sementes tanto no conhecimento dos 11 testes relatados na época, como no desenvolvimento de novos testes. Na edição atualizada, dividida em 19 capítulos, são abordadas as metodologias detalhadas para a execução de 15 diferentes testes de vigor. Entre os testes mais utilizados para a avaliação do vigor de sementes em laboratório estão os de tetrazólio e os velocidade de germinação, sendo que este pode ser realizado em conjunto com o teste de germinação ao realizar a primeira contagem de plântulas germinadas, e também, o teste de classificação do vigor de plantas, onde são avaliadas as plantas normais fortes, normais fracas e anormais com base na classificação da Regra de Análise de Sementes (RAS) para a cultura desejada.
A obra escrita, revisada e editada com a participação de diretores da Abrates ( Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França Neto) e membros da Academia (Roberval Daiton Vieira e Julio Marcos Filho), inclui sugestões para a classificação de níveis de vigor, de acordo com o resultado obtido, bem como tabelas de tolerância entre repetições de uma mesma ou de diferentes amostras. Isto possibilita a comparação entre analistas de um mesmo ou de diferentes laboratórios, permitindo assim, aferir a precisão dos resultados.
"VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes" é um recurso imprescindível que não pode faltar em nenhum laboratório de análise de sementes que dão suporte à produção e comercialização de sementes, bem como nos trabalhos de pesquisas que estudam o desempenho fisiológico de sementes face a diversas situações tecnológicas, por exemplo, o desempenho agronômico em distintos ambientes de utilização. Este livro deve ser usado rotineiramente pelos profissionais que executam os trabalhos de controle da qualidade fisiológica da semente na Indústria Brasileira de Sementes, os laboratórios de prestação de serviço e com ênfase pelos pesquisadores que atuam na área de Ciência e Tecnologia de Sementes", sugere o diretor da Abrates, José de Barros França Neto, acrescentando que o conteúdo apresentado reflete o comprometimento da pesquisa brasileira em Tecnologia de Sementes com a evolução da compreensão sobre os testes de vigor, ferramenta que garante excelente qualidade da semente disponibilizada no mercado.
Para o presidente da Abrates, Francisco Krzyzanowski, a publicação é uma importante fonte de informações para o aprimoramento do conhecimento sobre vigor, bem como sua aplicação na avaliação do potencial fisiológico da semente, tanto em trabalhos de pesquisa, como no controle de qualidade na indústria de sementes.
De acordo com ele, a obra é resultado do esforço conjunto de todos os profissionais da pesquisa, que trabalharam intensivamente na busca de informações atualizadas sobre testes de vigor na literatura nacional e internacional, tornando esta publicação única.
Para encontra o livro, acesse aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura