Elevadas doses de calcário aumentam produtividade no Matopiba
Aplicação de doses de 10 toneladas por hectare resultou em aumentos de 18% e 12%
A Louis Dreyfus Company (LDC) anunciou investimentos na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras (SP). O projeto inclui um armazém com capacidade estática para 90 mil toneladas e um fluxo de recebimento e expedição de 500 toneladas por hora.
Esse terminal promete se tornar um novo modal logístico para as usinas do Centro-Sul, permitindo o escoamento de açúcar ao Porto de Santos por via ferroviária. Atualmente, a maioria das usinas da região utiliza o modal rodoviário para o transporte.
Com previsão de conclusão para meados de 2025, o terminal será fundamental para tornar o transporte de açúcar mais competitivo e eficiente. De acordo com João Paiva, diretor global de portos e hidrovias da LDC, o novo terminal permitirá uma alternativa logística mais vantajosa em comparação ao transporte rodoviário, oferecendo maior eficiência operacional. Ele ainda destacou o interesse crescente de diversas usinas no modal ferroviário, que também garante maior confiabilidade nas operações.
O novo terminal operará em sinergia com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), no qual a LDC atua por meio de uma joint venture. Essa integração logística ampliará o alcance das operações da empresa e otimizará os custos de transporte.
Guilherme Correia, diretor da plataforma de açúcar da LDC na região North Latam, destacou que o mercado brasileiro de açúcar está em crescimento e que há um aumento da capacidade de cristalização pelas usinas do setor sucroenergético. Para atender a essa crescente produção, será necessário ampliar a capacidade de exportação.
A expectativa é que o terminal de Pederneiras aumente a capacidade anual de transbordo ferroviário de açúcar em um milhão de toneladas. Isso permitirá à LDC expandir seu marketshare no Centro-Sul do país, ao aumentar o volume de açúcar comercializado por via ferroviária.
O novo terminal utilizará a infraestrutura existente da LDC em Pederneiras, onde a companhia já opera um porto intermodal para o transporte de grãos há quase duas décadas. Essa sinergia permitirá o uso de composições ferroviárias diárias, com 80 vagões, o que significa um aumento do volume transportado ao Porto de Santos.
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