Ásia ultrapassa UE e torna-se principal importador do agronegócio brasileiro
A LANXESS acaba de criar uma área de negócios especializada no desenvolvimento de modelos de atuação e processos de produção inovadores. A principal meta é ter sucesso em áreas de crescimento do futuro, para assim garantir o sucesso de longo prazo da companhia.
Todas as unidades relevantes que estavam espalhadas pela organização até o momento, como "Engenharia de Processos", "Pesquisa e Desenvolvimento" ou "Serviços de Informação", bem como "Gestão de Empreendimentos" foram unificadas em uma única frente. "Esta medida possibilitará a interação de sinergias e ideais em relação à inovação e a implementação de uma administração profissional de projetos", afirma Paul Wagner, chefe responsável pela nova área.
"A inovação é um pré-requisito essencial para a empresa alcançar sucesso sustentável em longo prazo, principalmente nesses tempos de dificuldades econômicas. É por isso que nós aumentamos o orçamento de investimento deste ano para €110 milhões, um aumento de 10 % em relação a 2008", afirma Werner Breuers, membro do Conselho de Administração da LANXESS AG, ao destacar a importância da pesquisa e desenvolvimento para a companhia.
Cento e dez projetos de pesquisa e desenvolvimento foram concluídos somente no ano passado, e há cerca de 100 projetos em planejamento no momento. Mais de 450 funcionários estão trabalhando atualmente em novas ideias nos centros de pesquisa do grupo de especialidades químicas em todo o mundo. O número de novas patentes concedidas quadruplicou entre 2006 e 2008, e atualmente o Grupo detém cerca 6.300 patentes no total. A principal prioridade das inovações da LANXESS é a sua relação custo-benefício.
A Unidade de Inovação da LANXESS representa mais um passo importante no sentido de promover a concepção e execução de projetos inovadores voltados para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. "Essa nova unidade impacta diretamente nossas ações no país. É justamente por meio da busca por tecnologia inovadoras que estamos tornando nossa fábrica de Porto Feliz, com projetos como a retrolavagem de água e a usina de cogeração de energia, uma referência mundial em sustentabilidade", afirma Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS no Brasil.
Outras funções também foram acrescentadas à nova BU. A "Inovação de Processos" auxiliará na integração de novas tecnologias com as já existentes, garantindo o gerenciamento de custos. Também terá como função desenvolver novas aplicações para produtos existentes e possíveis modificações. "A busca da unidade por novos produtos será ampla – ela buscará por oportunidades que possam ser comercializadas em médio e longo prazo", complementa Paul Wagner.
A LANXESS trabalha com várias universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo, incluindo o renomado MIT em Boston, a Universidade de Shanghai e a Universidade de Tecnologia de Aachen. Desta forma a empresa tem acesso a pesquisas fundamentais em todas as disciplinas relevantes, como catálise, pesquisa de material e nanotecnologia.
Fonte: Communica Brasil - (11) 3865-3534
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura