Lançamento de tomate marca aniversário da Embrapa Hortaliças

17.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

No próximo dia 19 de maio, de 9h às 11h, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) realiza uma solenidade de comemoração do aniversário de 30 anos da Unidade. O evento contará com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira; dos senadores Rodrigo Rollemberg (PDB-DF) e Acir Gurgacz (PDT-RR); dos deputados distritais Joe Valle (PSB) e Celina Leão (PMN) e do secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Gastão Ramos, entre outras autoridades e dirigentes da Embrapa.

 

Na programação, destaque para o lançamento do híbrido de tomate BRS Couto, uma cultivar do segmento mini-italiano, com frutos alongados e peso variando entre 50g e 80g, além de tolerância a múltiplas doenças que atacam a cultura.

 

O nome escolhido para a cultivar é uma homenagem ao pesquisador Flávio Couto, primeiro chefe-geral da Embrapa Hortaliças, entre 1981 e 1985, e responsável pela montagem do centro de pesquisa, à partir de 1975, com atribuições como a escolha do local e recrutamento de equipe de pesquisadores da Unidade.

 

O dia 27 de maio de 1981 marca o início da atuação da Embrapa Hortaliças como centro nacional de pesquisas. A Unidade é uma das 47 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio de hortaliças, por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.

 

A pesquisa gerada pela Unidade nos últimos 30 anos possibilitou o desenvolvimento de materiais adaptados às condições climáticas brasileiras, proporcionando a ampliação da fronteira agrícola de hortaliças, bem como a regularização da oferta de produtos durante todo o ano.

 

A Embrapa Hortaliças também tem contribuído para a redução dos impactos da produção ao meio ambiente, seja por meio de cultivares com múltipla resistência a doenças, que reduzem a necessidade de uso de defensivos agrícolas, seja pela geração e adaptação de sistemas de produção que preconizam melhores práticas no campo.

 

Marcos Esteves

Assessoria de Imprensa - Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109

mesteves@cnph.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025