O papel do pesquisador do futuro no setor da agropecuária vai concentrar os debates entre produtores rurais e pesquisadores na Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, na sua quarta versão, nos dias nove e dez deste mês, em Teresina. Os debates vão acontecer durante a mesa redonda Agropecuária no Meio-Norte: a visão dos produtores de hoje para os pesquisadores do futuro, a partir das 14 horas do dia dez.
Moderada pelo pesquisador Eugênio Emérito Araújo, serão debatedores na mesa redonda Miguel Ítalo Cavalcante, produtor de galinhas do tipo canela-preta na região de Teresina; Jean de Pinho Mendes, produtor de leite nos tabuleiros litorâneos, no município de Parnaíba; e Dino Sani Almeida, gerente da fazenda Celeiro Sementes, no município de Bom Jesus.
Três palestras também vão movimentar o evento, que será aberto às 8:30 horas do dia nove. O professor Vinícius Ponte Machado, da Universidade Federal do Piauí, abre o ciclo de palestras falando de Conceitos e aplicações em aprendizagem de máquinas. À tarde, a partir das 14 horas, o pesquisador Aderson Andrade Júnior, da Embrapa Meio-Norte, falará sobre o uso dos drones na agricultura.
Na quarta-feira 10, a partir das 8 horas, a professora Carla Eiras, da Universidade Federal do Piauí, fará a terceira e última palestra com o tema Nanotecnologia: do conceito ao mercado. A IV Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte reúne 46 trabalhos entre resumos e pôsteres. Os trabalhos são de iniciação científica de estudantes de graduação, mestrado e doutorado que participam de projetos conduzidos por pesquisadores da Unidade.
Nos dois dias, haverá apresentação oral dos trabalhos e sessões de pôsteres. Oito fotografias participarão também de um concurso focando a criatividade na pesquisa científica. Duzentas e quarenta e nove pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores estão inscritas, segundo a coordenadora do evento, pesquisadora Teresa Viola.