Colheita do milho safrinha atinge 9% em MS
Mais de 100 produtores estiveram reunidos nesta quinta-feira, 17, para um café da manhã organizado pelo 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extenção Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Alegrete. A reunião teve o objetivo de apresentar os dados da Safra 2013/2014.
De acordo com os dados apresentados pelo coordenador regional, Ivo Mello, a Fronteira Oeste é a maior produtora de arroz do Estado, nesta safra a região colheu 2.6 milhões de toneladas do cereal com uma produtividade média de 7,8 quilos por hectare. Já os dados relativos aos municípios referentes ao 9º Nate que são Alegrete e Manoel Viana foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Leonardo Acosta, juntos os municípios semearam uma área de 62.842 hectares, com uma produção de 477.6 mil toneladas e uma produtividade de 7,6 mil quilos por hectare.
O presidente do Irga, Claudio Pereira fez uma análise da safra atual salientando que a lavoura arrozeira vive um bom momento, destacou o benefício da rotação de culturas principalmente com a soja. “Hoje o produtor decide quando vai vender o arroz e por quanto.” Pereira também falou sobre os fatores que permitiram a estabilidade do mercado, como o aumento das exportações, o crédito presumido para as indústrias que beneficiam pelo menos 90% de arroz gaúcho, o que permitiu a diminuição das importações, e o programa de incentivo à rotação de culturas. “Nós estamos construindo, com certeza, um futuro melhor para a lavoura do arroz.”
Conselho Reunido:
Ainda na tarde desta quinta-feira, 17, houve reunião da Regional Representativa do Conselho Deliberativo do Irga na Fronteira Oeste. Os conselheiros se reuniram na Associação dos Arrozeiros de Alegrete e entre os assuntos da pauta estavam a capacitação dos pesquisadores e novos servidores e o planejamento do mercado internacional de arroz.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura