Intercâmbio leva agricultores familiares a área de abacaxi em Itaberaba/BA

22.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de promover o conhecimento técnico e especifico dos agricultores familiares de Valença, na produção de abacaxi, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura, através do escritório local de Valença, promove, na quarta-feira (23), um intercâmbio técnico a uma Unidade Experimental de Abacaxi, em Itaberaba, onde a empresa mantém diversos trabalhos de pesquisa com a cultura.

Na visita, 17 agricultores familiares das comunidades rurais da Formiga, Bonfim, Riachão da Serra e Tabuleiro São Cristóvão conhecerão a cadeia produtiva do fruto, que vai desde os tratos culturais, sistema de produção, seleção de mudas, controle fitossanitário, variedades, colheita e armazenamento adequado, até a comercialização.

Como responsáveis pelo intercâmbio estão os técnicos Alair Lacerda e Rosana Bonfim, do escritório de Valença, que asseguram que a visita é uma forma de garantir conhecimentos a partir da vivência com a realidade prática. “É gratificante promover este tipo de ação; a troca de conhecimentos é importante para o aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias, mais produtivas e eficazes para a agricultura familiar”, afirma Bonfim.

Segundo Alair Lacerda essa é mais uma ação realizada pelo escritório de Valença, visando impulsionar o crescimento da fruticultura na região, já que Valença possui grande potencial para produção de abacaxi. “Já temos, na região, diversos agricultores cultivando abacaxi, apresentando excelentes resultados. Vamos aproveitar este potencial para estimularmos o uso de tecnologias apropriadas, de forma a que produzam mais e melhor”, assegurou o técnico. Esta ação conta com o apoio logístico da gerência Regional da EBDA de Itaberaba e do Instituto Federal Baiano (IFBA), campus Valença.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro