Test drive realizado pela revista Cultivar Máquinas tem bastidores exibido no programa Marcas e Máquinas
Pelotas sedia nesta semana, de hoje (4/12) até sexta-feira, um importante evento sobre pragas. Em meio a tempos de ameaças à Agricultura, o assunto adquire forte atenção. Renomados investigadores e especialistas do país e do estrangeiro vão estar reunidos no auditório da sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, para conduzir uma discussão que envolve inovações nas áreas da Entomologia Molecular, Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas. O evento é uma parceria entre as Universidades Federais de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM), da Embrapa Clima Temperado e conta com a participação da Universidade de Gent, da Bélgica.
Segundo a coordenação do evento, o país tornou-se um grande produtor e exportador de produtos agrícolas devido as suas vantagens naturais e aos investimentos feitos em pesquisa e tecnologia agrícola. Considerando o controle de pragas como peça fundamental para a manutenção da produção agrícola, o desenvolvimento da capacidade científica, tecnológica e inovativa brasileira é, portanto, vital para que o País tenha autonomia no desenvolvimento de novas estratégias para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), e consolide a sua soberania agrícola tropical. Para a modernização e inovação da pesquisa brasileira nesse âmbito, pretende-se trabalhar de forma coparticipativa na esfera nacional e internacional, em cooperação com pesquisadores de centros de excelência, bem como abordando outras áreas de conhecimento, e não somente a entomologia clássica. "O objetivo da presente conferência é a abordagem das tecnologias de ponta aplicadas no controle de pragas, e a discussão sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas na solução de problemas entomológicos do controle de pragas agrícolas no Brasil, abrangendo a comunidade acadêmica da Pós-Graduação (alunos e professores), bem como técnicos e profissionais da área", explicou o coordenador do evento, professor doutor Moisés Zotti, da UFSM.
Os temas propostos para o evento são específicos da área em estudo: RNA de interferência, receptores acoplados a proteína G, neuropeptídios, lectinas e glicanos, membrana peritrófica e ingestão de alimento, comunicação química e eletrofisiologia, patologia em abelhas e o diagnóstico molecular, controle biológico e entomovectoring, e interações entre insetos e vírus. "Todos esses estão entre os tópicos de vanguarda que serão massivamente explorados nos próximos anos, visando o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas no controle de pragas agrícolas", fala o professor ao motivar à participação da comunidade especializada.
Há possibilidade de inscrever-se na hora do evento, que inicia às 8h30. Os profissionais pagam 100 reais e os estudantes, 60 reais. Se quiser, acompanhar a programação pode acessar o http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2013/bb_conference/Programa%C3%A7%C3%A3o.pdf O evento vai contar com tradução simultânea.
A comissão organizadora é formada pelos professores Anderson Grutzmacher, Eder Lenardão e Sandro Nornberg e pelos integrantes do Pós-Graduação em Fitossanidade da UFPel, Luis Panozzo, Rafael Gonçalves e Rafael Pasini. Pela UFSM, participam os professores Moisés Zotti e Frederico Hickmann. A Embrapa Clima Temperado será representada pelo pesquisador Dori Edson Nava e da engenheira agronôma, Andréa Noronha. O pós-doutor Guy Smagghe representa a Universidade de Gent, Bélgica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura