Consultoria ESG é nova iniciativa da BASF em parceria com o Rabobank
Projeto-piloto conta com a empresa especializada Sustainable Business Solutions
Buscando elevar o atendimento aos clientes e trazer soluções mais sustentáveis e ágeis para o mercado, a Inova, rede de distribuição de máquinas da John Deere em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, lança o primeiro Centro de Reforma de Componentes (CRC) da marca na América Latina. O novo espaço, localizado em Contagem (MG), conta com o investimento de mais de R$ 2 milhões e tem 515 m². Inaugurado no dia 12 de dezembro, o CRC atenderá inicialmente os componentes da linha amarela, voltados para as áreas de construção e mineração, mas para 2023 o espaço já estará apto para atender todo o portfólio da Inova, que inclui os setores de agronegócio e pavimentação.
Com o lançamento, a empresa pretende contribuir para que os produtos atinjam seu melhor desempenho. Os clientes estavam em constante busca por reduzir seus custos e por um atendimento mais ágil, para garantir um menor tempo da máquina parada e rentabilizar os investimentos.
“Muitas vezes era necessário realizar a troca completa de um componente, o que onerava bastante os custos totais de manutenção, além de aguardar a peça chegar. Agora com o Centro de Reforma, o tempo de reparação será reduzido em 25%, pois a equipe contará com ferramentas e mecanismos que vão possibilitar que o problema seja identificado de maneira mais rápida e precisa e teremos casos que chegaremos a 70% de redução no custo de reparação, mantendo a qualidade e garantia que a peça nova proporciona”, afirma o diretor de pós-venda da Inova, Eliel Bartels.
No momento em que o cliente percebe que o equipamento apresentou algum problema, ele entra em contato com a Inova, que envia um técnico no local para realizar um diagnóstico mais completo. E como um dos aliados da John Deere está o JDLink, um sistema de telemetria que disponibiliza informações que podem ser analisados a partir do Operations Center. Entre seus benefícios está o gerenciamento de dados, que anteveem problemas e otimizam a manutenção, reduzindo consideravelmente o tempo de máquina parada.
No local, serão oferecidos serviços de desmontagem, inspeção, elaboração de relatórios técnicos, montagem e teste de performance para reparar os motores, eixos e transmissões das máquinas. Além disso, um diferencial será o incentivo a ações sustentáveis por meio da utilização de peças remanufaturas nos reparos. Com a análise feita pelo CRC, o cliente poderá optar por uma peça totalmente nova ou retrabalhar o elemento que está danificado, restaurando o seu uso e tendo a garantia da Inova que a peça irá funcionar como uma nova. Isso permite que o cliente tenha gastos menores e que a quantidade de lixo emitida seja reduzida.
Para alcançar tal nível de atendimento, foram contratados 25 colaboradores externos e oferecidas mais de 300 horas de treinamento para que cada colaborador esteja apto para receber as novas demandas. O esperado, também, é que até o final de 2023 haja mais R$ 2 milhões investidos para o desenvolvimento do espaço.
“Não importa qual seja a falha, o CRC está preparado para solucioná-la. Inicialmente esperados uma recuperação média de 30 componentes por mês, possibilitando que os clientes tenham acesso a novos recursos e melhoria constante nos processos”, destaca diretor de pós-venda da Inova Máquinas, Eliel Bartels.
Com o objetivo de elevar ainda mais o atendimento aos clientes e contribuir para que as máquinas tenham menos tempo de parada, o CRC aposta em modernização. “No Centro de Reforma de Componentes da Inova haverá também toda a tecnologia conectada e suporte oferecido pela John Deere. A inovação está no DNA da companhia, por isso, há um investimento contínuo, a fim de garantir que os clientes possam alcançar melhores resultados, fornecendo meios para tornar os reparos mais inteligentes e sustentáveis”, afirma Thomas Spana, gerente de Vendas da Divisão de Construção da John Deere Brasil.
Um dos principais desafios dos clientes é ter a máquina parada em campo, pois significa pausa na produção e nos ganhos. Para evitar essas situações, o pós-venda da John Deere conta com a inovação e a tecnologia para prever possíveis problemas nos equipamentos. Hudson Oliveira, engenheiro mecânico da Salum Construções, reforça que a confiança na companhia é o diferencial no momento da compra e no pós-venda.
“A assistência que temos é rápida, atenciosa e efetiva. Para o dia a dia nos ajuda muito, principalmente porque reduz o tempo de parada das máquinas, que é primordial em nossa área”. A Salum Construções atua a quatro décadas no setor de mineração e já executou obras nos estados de Minas Gerais, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Já Pedro Fraga, gestor de manutenção corporativa da Tradimaq, empresa que opera em diversos segmentos como mineração e locação, possui frota mista e entende que um pós-venda assertivo apoia a operação dele e de seus clientes.
“O pós-venda é um ponto muito importante quando falamos no setor de locação. Os clientes estão cada vez mais exigentes em produtos robustos e de qualidade, nossa empresa busca sempre manter um padrão alto em qualidade, e encontramos isso nos equipamentos John Deere e pós-venda com a Inova”, afirma.
Lauro Lavino, proprietário da empresa Belo Pacheco, que é responsável por fazer beneficiamento de resíduos siderúrgicos, também possui frota mista, e destaca o pós-venda como algo que pode otimizar o dia a dia. “Por conta de um erro contínuo na operação de um de nossos funcionários, a Inova analisou e sugeriu ajustes que otimizaram a nossa produção”, reforça Lavino.
O Centro de Reforma de Componentes chega para reforçar a produtividade dos produtos e o ecossistema tecnológico da John Deere permitindo aos clientes acesso às soluções mais avançadas e entrega de confiabilidade e robustez.
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