Copacol conta com nova Unidade de Insumos em Barracão (PR)
Com a estrutura, a cooperativa passa a disponibilizar produtos com eficiência testada por meio do CPA, além de oferecer assistência técnica safra a safra
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu hoje (11/12), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 11 e 18 de dezembro, a previsão indica grandes acumulados de chuva devido à formação de um canal de umidade desde a Região Norte até áreas da Região Sudeste (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1), podendo ultrapassar 50 milímetros (mm).
Já em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco (tons em branco e azul no mapa).
Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas!
Na Região Norte, são previstas pancadas de chuva, com valores maiores que 50 mm, no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas devido à combinação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com o calor e a alta umidade. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas (tons em azul no mapa).
Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em branco e azul no mapa). Contudo, não se descartam chuvas isoladas no oeste do Maranhão, Piauí e Bahia, além do sul do Piauí.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas intensas e mais localizadas em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e norte de Goiás, podendo superar 50 mm e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva com menores acumulados.
Na Região Sul, uma massa de ar quente e úmida vai favorecer a volta das instabilidades em forma de pancadas de chuva entre quinta e sexta-feira. Os maiores acumulados podem ultrapassar 40 mm em áreas do sul da região.
Na segunda semana, entre os dias 19 e 27 de dezembro, a previsão indica volumes expressivos de chuva, maiores que 80 milímetros (mm), na porção central do País devido à possível formação de um canal de umidade desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste.
Já na faixa norte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em azul claro no mapa da figura 2).
Na Região Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, sul do Pará e leste do Amapá. Nas demais áreas, a previsão indica volumes inferiores a 20 mm.
Em parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, principalmente na costa norte e leste. Contudo, são previstas pancadas de chuva na Bahia, Sergipe e no sul do Maranhão e do Piauí.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, podendo ultrapassar 80 mm.
Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuva maiores que 20 mm no Paraná. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, haverá pouca chuva.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura