Inmet: previsão do tempo entre 29 de setembro a 6 de outubro

Semana será marcada por temporais no Sul e estiagem prolongada no restante do Brasil

29.09.2025 | 15:49 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (29/9) a previsão do tempo para o período de 29 de setembro a 6 de outubro, marcada por contrastes entre regiões do país. Enquanto o Sul deve enfrentar chuvas intensas acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo, grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte seguirá com tempo seco e baixa umidade relativa do ar, em alguns pontos abaixo de 30%.

Figura 1: previsão de chuva acumulada (29 de setembro a 06 de outubro de 2025); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (29 de setembro a 06 de outubro de 2025); fonte: Inmet

Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar na porção oeste do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm. Os acumulados de chuva entre 20 e 50 mm, são previstos para áreas pontuais do Amazonas, Roraima e Acre. Em contraste, em grande parte do Pará, Tocantins, Amapá e Rondônia não há previsão de chuva ao longo da semana e a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%.

Em grande parte da Região Nordeste não há previsão de chuva, com tendência de redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30%. Já na parte litorânea da região os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável, com ausência de chuva em praticamente todos os estados, exceto para o Mato Grosso do Sul onde há previsão de pancadas de chuva isoladas, sem acumulados expressivos de chuva. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região Centro-Oeste para os próximos dias, principalmente no Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.

Para a Região Sudeste, a previsão indica ausência de chuva para a maior parte dos estados. Volumes de até 10 mm são previstos em todo o Espírito Santo e leste de Minas Gerais. A umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 30% prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, além do norte e oeste do estado de São Paulo.

Para a Região Sul, a semana inicia com a atuação de um cavado - prolongamento de um centro de baixa pressão - que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo. A partir de domingo (05) o deslocamento de uma frente fria também ocasionará pancadas de chuva nos estados do Sul. São previstos acumulados acima de 60 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná e volumes de até 50 mm na porção centro-sul do Paraná. No sudoeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, são previstos acumulados de até 10 mm. A umidade relativa ficará abaixo de 30% prevista para o norte do Paraná durante os próximos dias.

Figura 2: previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) no dia 03 de outubro de 2025; fonte: Inmet
Figura 2: previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) no dia 03 de outubro de 2025; fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025