Inmet: previsão do tempo entre 24 e 31 de março de 2025

Em algumas regiões do Brasil, são esperados acumulados que podem ultrapassar 80 mm durante a semana

24.03.2025 | 14:35 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (24/3) a previsão do tempo até 31 de março de 2025. De acordo com o modelo numérico Cosmo, são esperadas chuvas acumuladas em grande parte da Região Norte, oeste e norte da Região Nordeste, norte da Região Centro-Oeste, leste da Região Sudeste e parte dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestas áreas, os acumulados podem ultrapassar 80 mm durante a semana. 

Já no centro-leste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, norte de Minas Gerais, assim como o leste do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm.

Figura 1: previsão de chuva (24 a 31 de março de 2025); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva (24 a 31 de março de 2025); fonte: Inmet

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, além do leste do Tocantins e Rondônia, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. Menores volumes são previstos para Roraima nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, com valores abaixo de 40 mm.

Na Região Nordeste, áreas de instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda favorecerá a precipitação no norte do Maranhão e do Piauí, litoral do Ceará, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm, principalmente entre os dias 28 e 30 de março. Na faixa leste da região, que vai desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, são previstos acumulados inferiores a 20 mm. Em áreas da parte central da Bahia e interior dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, pode não haver registro de chuva.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas irregulares e áreas de instabilidade mais localizadas sobre o noroeste do Mato Grosso, norte de Goiás, Distrito Federal, com acumulados que podem superar os 50 mm. No início da semana, áreas do sul e oeste do Mato Grosso do Sul estão previstos volumes de chuva que pode chegar a 50 mm em vinte quatro horas, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. A partir do dia 29 de março, a tendência é de menores acumulados de chuva e inferiores a 20 mm sobre o leste do Mato Grosso do Sul.

Na Região Sudeste, são previstas chuvas acima de 60 mm na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, durante a semana. No norte de Minas Gerais, a tendência é de tempo firme e algumas localidades do centro-sul de São Paulo podem registrar volumes inferiores a 10 mm.

Na parte oeste da Região Sul, a semana começa com tempestades e volumes de chuva de até 50 mm em vinte quatro horas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. No entanto, o tempo deverá ficar mais estável a partir do final de semana.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025