PR Safra 2024/25: plantio da cevada deve ser concluído em julho
Com ritmo acelerado e condições climáticas favoráveis, a semeadura alcançou 90% da área total na última semana
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) enviou para incineração 24 toneladas de pesticidas falsificados ou contrabandeados. O material foi apreendido nos últimos anos em ações conjuntas com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em sete municípios do estado.
Dois caminhões com a carga irregular partiram nesta semana de Primavera do Leste para uma empresa em Goiás. Lá, os produtos serão destruídos em fornos com temperatura superior a 1.000 °C. Os trabalhos de coleta, preparação e transporte foram centralizados em Primavera do Leste.
O servidor do Indea, Daniel de Oliveira Souza, detalha que o envio obedeceu às normas específicas de segurança ambiental. Os pesticidas foram colocados em sacos plásticos, transferidos para tambores metálicos lacrados e selados com aço. A medida visa proteger a saúde humana e evitar danos ao meio ambiente.
O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, alerta para os riscos do uso de defensivos contrabandeados. Segundo ele, esses produtos podem causar intoxicações, não têm garantia de eficácia e representam perigo à saúde pública e ao meio ambiente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura