Ilha de Marajó vacina contra febre aftosa

13.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A partir deste dia 15 de agosto, os produtores da Ilha de Marajó (PA), distribuídos em 2,2 mil propriedades, devem imunizar 473,5 mil bovinos e búfalos contra a febre aftosa. “Para alcançar ampla cobertura, a agência de defesa agropecuária do estado fará vacinação assistida, principalmente nas fazendas consideradas de maior risco para a doença, além das que não vacinaram os animais na última etapa”, explica o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Pará, Otávio Durans.

Cobertura -

Participam da campanha 15 municípios: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chave, Curralinho, Muaná, Melgaço, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure. Em 2009, a cobertura vacinal na ilha atingiu 92,3%.

Os produtores têm até o dia 30 de setembro para vacinar o rebanho. A campanha dura 45 dias devido às condições climáticas, período chuvoso extenso e quantidade de rios que dificultam o acesso. A declaração da vacinação deve ser entregue, em uma das nove Unidades Veterinárias Locais (UVLs), até o dia 15 de outubro. A Ilha de Marajó ainda é considerada zona de alto risco para a doença. A região centro-sul do Pará, com 46 municípios, é livre com vacinação e o nordeste do estado, médio risco. As campanhas de vacinação nas outras áreas do estado ocorrem nos meses de maio e novembro.

Kelly Beltrão

Mapa

(61) 3218-2203

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro