Uruguai destaca programa brasileiro de segurança ao trabalho rural em simpósio
Encontro une órgão de governo e escola de agronomia daquele país
Com o objetivo de identificar contribuições dos principais atores do setor agrícola para uma melhoria da situação da mulher rural na Colômbia, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Corteva Agriscience organizaram, em Bogotá, a conferência “Desafios e oportunidades das mulheres rurais na Colômbia. Um compromisso de todos”.
No evento, em que se comemorou também o Dia da Mulher Colombiana, foi lançada no país a segunda edição do livro “Lutadoras. Mulheres rurais no mundo”, que tem entre suas coautoras a Vice-Presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez de Rincón, e que se transformou em uma publicação de referência mundial sobre a situação das mulheres rurais nos cinco continentes.
O lançamento de “Lutadoras. Mulheres rurais no mundo”, que também dispõe de artigos do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno; da Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Melinda Gates; do Vice-Presidente de Assuntos Externos e Sustentabilidade da Corteva Agriscience, Dana Boldem; da Ministra de Alimentação e Agricultura da República Federativa da Alemanha, Julia Klöckner; e da Ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, e a própria conferência, congregaram autoridades do governo colombiano, de grêmios representativos do setor e executivos de companhias privadas, além de representantes de meios de comunicação.
Participaram do evento a Vice-Ministra de Assuntos Agropecuários da Colômbia, Marcela Ureña; a Encarregada da área de Mulher Rural do Alto Conselho para a Equidade da Mulher María do Campo, Sara Bonilla; a Presidente da Associação de Produtores Agroecológicos de Nilo Proasogrago (representando as mulheres agricultoras colombianas), Liliana Jiménez; o Gerente de Operações da Corteva Agriscience na Colômbia, Carlos Rebolledo; o Representante do IICA na Colômbia, Humberto Oliveira; Jens Mesa Dishington, Presidente Executivo da Federación Nacional de Cultivadores de Palma de Aceite (Fedepalma) e Embaixador da Boa Vontade do IICA, e Azucena Liévano, chefe da mesa editorial da Caracol Noticias.
"Importante a contribuição da Vice-Presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez de Rincón, no livro ´Lutadoras – Mulheres rurais no mundo´. Esse Governo está trabalhando para fechar os hiatos que existem para as mulheres lutadoras do campo na Colômbia", disse a Vice-Ministra Urueña.
Os representantes da Corteva Agriscience e do IICA concordaram em fazer um apelo sobre a importância de empoderar as agricultoras e incentivar mais mulheres jovens a desenvolver carreiras agrícolas, buscando hierarquizar a atividade da produção de alimentos em um âmbito de sustentabilidade, de modo de assegurar o abastecimento e preservar o ambiente.
"As mulheres rurais são uma figura central para a segurança alimentar e, todavia, ainda vivem uma discriminação generalizada, o que nos obriga a colaborar em diferentes instâncias como instituições privadas, governo, indústria, academia e a própria sociedade civil para nos sensibilizar sobre seu destacado trabalho e os desafios que enfrentam a cada dia”, disse Rebolledo.
Por sua vez, Oliveira expressou que “o objetivo dessa publicação lançada pelo IICA e pela Corteva é produzir uma homenagem a uma figura central para a segurança alimentar e o progresso econômico e social de nosso continente e também, e não menos importante, é incentivar uma discussão pública para incentivar a execução de políticas de qualidade que melhorem a situação das mulheres que vivem no campo”.
“Lutadoras. Mulheres rurais no mundo” - Baixe a versão eletrônica do livro aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura