ICL e Lavie Bio iniciarão testes em campo com bioestimulantes no Brasil e Estados Unidos

Produtos serão usados em culturas agrícolas que enfrentam estresses abióticos; seu objetivo é aumentar a resiliência a condições adversas

17.07.2024 | 14:36 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Lavie Bio

A ICL e a Lavie Bio, subsidiária da Evogene Ltd., anunciaram o desenvolvimento de soluções de bioestimulantes para culturas agrícolas que enfrentam estresses abióticos. Utilizando inteligência artificial (IA), a Lavie Bio identificou computacionalmente mais de uma dúzia de candidatos microbianos com potencial comercial como bioestimulantes para culturas cultivadas em condições climáticas extremas, como seca. Testes em campo iniciam nos próximos meses.

Conforme comunicado as empresas, a plataforma de design biológico dirigido da Lavie Bio permitiu alcançar, em 12 meses, resultados que normalmente levariam "vários anos". O programa, desenvolvido em conjunto, identificou potenciais soluções biológicas baseadas em microrganismos que, quando combinadas com fertilizantes, podem permitir a superação de diversos estresses abióticos sob diferentes condições climáticas.

Os bioestimulantes desenvolvidos visam aumentar a resiliência das culturas a essas condições adversas, proporcionando benefícios tangíveis aos agricultores, incluindo um aumento médio de "5% a 10% na produtividade". A identificação e verificação dos candidatos microbianos foram realizadas em múltiplos testes em estufas, demonstrando "eficácia, estabilidade, vida útil e compatibilidade com fertilizantes".

Testes em campo nos Estados Unidos e no Brasil iniciam na segunda metade de 2024, com resultados esperados até o final do ano. A Lavie Bio continuará a utilizar IA para impulsionar o desenvolvimento e a otimização dos produtos, enquanto a ICL liderará desenvolvimento e comercialização. As partes planejam iniciar o processo regulatório em 2026, três anos após o início do programa.

"Estamos satisfeitos em colaborar com a Lavie Bio na busca por uma solução inovadora para atender a uma necessidade de mercado significativa em regiões estratégicas para a ICL. Esta parceria exemplifica nosso compromisso em liderar soluções avançadas e únicas de bioestimulantes para nossos clientes, alinhando-se à nossa visão estratégica de inovação agrícola, sustentabilidade e segurança alimentar”, disse Elinor Erez, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da ICL Growing Solutions,

"Estamos muito orgulhosos do progresso significativo da colaboração, que foi alcançado utilizando inteligência artificial para impulsionar avanços rápidos em nossa pesquisa. Usar a profunda experiência agrícola da ICL foi essencial para focar os esforços de descoberta da Lavie Bio e nos permitiu avançar para testes de campo em múltiplas geografias-alvo rapidamente”, explicou Amit Noam, CEO da Lavie Bio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro