Governo de Minas e Harsco anunciam parceria para doação de fertilizantes a agricultores familiares

Iniciativa vai disponibilizar pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para a agricultura familiar de 270 municípios mineiros

29.01.2024 | 16:33 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura
Foto: Dirceu Aurélio
Foto: Dirceu Aurélio

O Governo de Minas oficializou hoje uma parceria com a empresa Harsco Environmental para a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para a agricultura familiar de 270 municípios mineiros. A expectativa é a de que cerca de dois mil agricultores sejam beneficiados por ano.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, frisou que o programa vai viabilizar a doação dos fertilizantes, distribuídos com a assistência técnica da Emater-MG e a análise de solos feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tudo em parceria com as prefeituras e a iniciativa privada. “O resultado será a correção do solo para aumento da produtividade e lavouras mais eficientes, o que nós da Seapa e vinculadas buscamos cada vez mais”, destacou.

Para os próximos dois anos, ainda está previsto um aporte de R$ 220 milhões da parceira privada em Minas Gerais. “Essa iniciativa representa o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e esperamos que inspire outras semelhantes", pontuou o presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Andrade Alves.

Distribuição

Os parâmetros para distribuição e logística serão definidos pela Seapa, em conjunto com Emater-MG, prefeituras e entidades do setor rural. Em paralelo, a empresa de assistência técnica fornecerá orientações aos pequenos  produtores beneficiados sobre o uso adequado do produto. 

Inicialmente, serão contemplados agricultores de municípios de nove unidades regionais da Emater-MG no estado: com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa. As regionais e os municípios selecionados estão localizados em um raio de até 300  quilômetros do município de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, onde a empresa parceira tem unidade em Minas Gerais.

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser,  necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG. Os resultados esperados incluem a melhoria dos solos, o aumento da produtividade, a recuperação de áreas agricultáveis e de pastagens degradadas, com a consequente redução da pegada de carbono.

O documento foi firmado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, pelo diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),  Otávio Maia, e pelos representantes da Harsco Environmental: o presidente na América Latina, Wender Andrade Alves, e o diretor, Celio Eduardo de Oliveira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro