Goiás amplia ações de preservação da água no campo

Programa em Anápolis deve conservar 2 mil hectares e beneficiar diretamente 100 propriedades rurais

04.08.2025 | 14:35 (UTC -3)
Ana Flávia Marinho, edição Revista Cultivar

Com o objetivo de aumentar a oferta e a qualidade da água, o Governo de Goiás impulsiona a sustentabilidade agropecuária a partir de ações do Programa Produtor de Água de Anápolis (PPA Anápolis). Desde o seu lançamento, o projeto já implementou iniciativas conservacionistas em 88 hectares na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piancó, Rio das Antas e Rio Caldas, situadas no município de Anápolis (GO).

Ao aliar o desenvolvimento econômico à proteção ambiental, com práticas de recuperação de vegetação nativa, conservação de solo e apoio ao saneamento rural, o programa valoriza o produtor rural como agente fundamental na conservação dos recursos hídricos.

“É uma ação estruturante que alia produção sustentável, recuperação do Cerrado e garantia de água para o presente e o futuro. Goiás avança mais uma vez na agenda sustentável e o objetivo é levar o Programa Produtor de Água para muitos municípios goianos”, afirmou o secretário de Agricultura do Estado, Pedro Leonardo Rezende.

Segurança hídrica e desenvolvimento rural sustentável

O PPA Anápolis visa responder aos riscos de déficit hídrico enfrentados na região, que já enfrentou situação de emergência no abastecimento em 2021. As bacias atendidas pelo programa são estratégicas para a cidade de Anápolis, incluindo o abastecimento do Distrito Agroindustrial (Daia), que concentra parte importante da atividade econômica local.

Com previsão de beneficiar diretamente 100 propriedades rurais até 2029, o programa prevê ações como a conservação de 1.000 hectares no Cerrado, restauração ecológica de 500 hectares, conservação do solo e melhores práticas agropecuárias em 1.000 hectares, readequação de 500 quilômetros de estradas rurais e implantação de sistemas de saneamento básico em 100 imóveis rurais.

A adesão dos produtores rurais ao programa é voluntária e os participantes recebem apoio técnico da Secretaria de Agricultura e da Emater Goiás para elaborar e implementar os Projetos Individuais de Propriedade (PIP), com foco em práticas conservacionistas. As propriedades selecionadas também poderão receber incentivo financeiro por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Cooperação interinstitucional

Para fortalecer a implementação do Programa Produtor de Água de Anápolis, instituições firmarão um Acordo de Cooperação Técnica. Entre os participantes, estão a Secretaria de Estado de Agricultura, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, entidades como a Emater Goiás, além do Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025