Governo estuda permitir compra de alimentos barrados pelos EUA
Mudança na lei pode autorizar estados a adquirir peixes e frutas afetados por tarifa de 50%
Com o objetivo de aumentar a oferta e a qualidade da água, o Governo de Goiás impulsiona a sustentabilidade agropecuária a partir de ações do Programa Produtor de Água de Anápolis (PPA Anápolis). Desde o seu lançamento, o projeto já implementou iniciativas conservacionistas em 88 hectares na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piancó, Rio das Antas e Rio Caldas, situadas no município de Anápolis (GO).
Ao aliar o desenvolvimento econômico à proteção ambiental, com práticas de recuperação de vegetação nativa, conservação de solo e apoio ao saneamento rural, o programa valoriza o produtor rural como agente fundamental na conservação dos recursos hídricos.
“É uma ação estruturante que alia produção sustentável, recuperação do Cerrado e garantia de água para o presente e o futuro. Goiás avança mais uma vez na agenda sustentável e o objetivo é levar o Programa Produtor de Água para muitos municípios goianos”, afirmou o secretário de Agricultura do Estado, Pedro Leonardo Rezende.
O PPA Anápolis visa responder aos riscos de déficit hídrico enfrentados na região, que já enfrentou situação de emergência no abastecimento em 2021. As bacias atendidas pelo programa são estratégicas para a cidade de Anápolis, incluindo o abastecimento do Distrito Agroindustrial (Daia), que concentra parte importante da atividade econômica local.
Com previsão de beneficiar diretamente 100 propriedades rurais até 2029, o programa prevê ações como a conservação de 1.000 hectares no Cerrado, restauração ecológica de 500 hectares, conservação do solo e melhores práticas agropecuárias em 1.000 hectares, readequação de 500 quilômetros de estradas rurais e implantação de sistemas de saneamento básico em 100 imóveis rurais.
A adesão dos produtores rurais ao programa é voluntária e os participantes recebem apoio técnico da Secretaria de Agricultura e da Emater Goiás para elaborar e implementar os Projetos Individuais de Propriedade (PIP), com foco em práticas conservacionistas. As propriedades selecionadas também poderão receber incentivo financeiro por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Para fortalecer a implementação do Programa Produtor de Água de Anápolis, instituições firmarão um Acordo de Cooperação Técnica. Entre os participantes, estão a Secretaria de Estado de Agricultura, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, entidades como a Emater Goiás, além do Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura