Pesquisa cria biossensor para detectar cobre em cafeeiro
Biossensor baseado em um peptídeo representa um avanço na detecção de íons de cobre presentes na planta do café
Autoridade em medidores de umidade de grãos, a Gehaka vai participar da Global Specialty Coffee Expo, maior feira mundial do mercado cafeeiro, em Seattle, no Estado de Washington, EUA. A exposição acontece entre os dias 20 e 23 deste mês.
A fabricante brasileira vai apresentar aos visitantes o lançamento G610i e o G939, que fazem parte de seus planos de internacionalização. Os equipamentos de alta performance e precisão são voltados para o acompanhamento e controle das colheitas no campo, secagem e armazenagem de grãos.
“Seattle é um dos centros mundiais da torrefação de café. O objetivo da Gehaka neste evento é aumentar o leque de distribuição, principalmente na Ásia, assim como fizemos na América do Sul, onde hoje temos uma importante representatividade”, comenta o diretor da empresa, Christian Kaufmann.
Atualmente, a Gehaka é a única empresa no Brasil adequada às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) para medidores de umidade de grãos. Esse regulamento foi estabelecido em 2013 visando instituir padrões mais rigorosos de aferição para os medidores, a fim de diminuir possibilidades de imprecisão e erros durante as transações comerciais.
“Desde a publicação da portaria do Inmetro em 2013, a Gehaka não mediu esforços para conquistar as exigências técnicas do regulamento. Hoje somos os únicos do mercado a atender as normas brasileiras para os medidores de umidades de grãos, que podem ser consideradas mais rígidas até mesmo que as norte-americanas”, analisa Kaufmann.
A feira
A Global Specialty Coffee Expo é organizada pela SCA (Specialty Coffee Association), entidade que agrega empresas e indivíduos atuantes na indústria cafeeira no mundo todo. A escolha da cidade-sede do evento não se deu por acaso. Seattle é conhecida por ser uma espécie de Meca da cultura cafeeira. Nenhuma cidade dos EUA possui tantos estabelecimentos que comercializam a bebida. Estima-se que existam cerca de 35 coffeeshops para cada 100 mil habitantes na cidade.
A cidade também é sede de diversas empresas produtoras de café, como a internacionalmente conhecida Starbucks. Além de fabricantes de equipamentos, a Global Specialty Coffee Expo vai reunir produtores e entusiastas de café do mundo inteiro. O evento também vai contar com degustações e ciclos de debates e palestras sobre o mercado e variedades da bebida.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura