Fungicida Sistiva®, da BASF, destaca-se no tratamento de sementes de trigo

O diferencial do Sistiva® reside em seu modo de ação que protege as sementes e plantas para um desenvolvimento saudável do cultivo desde o estágio inicial, proporcionando efeito residual à lavoura nas fases subsequentes

23.05.2024 | 13:29 (UTC -3)
Cassiane Fonseca

PUBLIEDITORIAL

O fungicida Sistiva® está disponível para uso em tratamento de sementes de trigo a partir desta safra de 2024. Trata-se de mais uma solução oferecida pela BASF, empresa preocupada com a sustentabilidade e o legado do produtor rural. Essa solução inovadora tem como princípio ativo Xemium® (Fluxapiroxade), que pertence ao grupo das carboxamidas. Seus alvos são o oídio e a ferrugem-da-folha. Além disso, Sistiva® oferece uma abordagem preventiva desde a fase inicial das sementes, garantindo proteção prolongada e maior vigor às plantas. Quanto menor pressão de doenças no início, menor será a sua presença no futuro.

Tudo começa a partir da semente. Antigamente, explica a agrônoma Caroline Gulart, da Staphyt Brasil, poucos produtores preocupavam-se em tratar as sementes de trigo. “E esse ponto talvez tenha sido um dos motivos pelos quais há aumento na incidência de patógenos. O fato de haver patógenos que atacam diversas culturas, de alguns deles serem necrotróficos (sobrevivem e se multiplicam em restos culturais), faz com que a incidência esteja aumentando”.

A ausência de tratamento e a incidência de patógenos gera problemas de emergência, de vigor, de estande…

Nas últimas duas safras de inverno, explica Caroline falando agora sobre fungos biotróficos (aqueles que necessitam de plantas vivas), houve aumento de problemas com oídio (causado por Blumeria graminis) e ferrugem-da-folha (causada por Puccinia triticina). Em ano com condições propícias ao desenvolvimento desses fungos, “as perdas podem ultrapassar os 60%”. A agrônoma explica que o manejo dessas doenças deve ser considerado desde o início do cultivo.

Outro ponto apontado refere-se à qualidade das sementes, reduzida para esta safra em razão de questões climáticas ocorridas na anterior. Caroline Gulart ensina que isso pode ser parcialmente contornado por tratamento de sementes, capaz de realizar assepsia. Se o agricultor optar pelo uso de produto capaz de gerar algum efeito fisiológico, como o aumento de perfilhos na planta, melhor. Isso contribuirá para o aumento de rendimento final.

Variedades mais produtivas

O aumento na produtividade do trigo passa pela escolha de boas variedades. As cultivares oferecidas no mercado têm excelente teto produtivo. Todavia, apresentam maior sensibilidade a doenças. “Então, para permitir que elas manifestem todo o seu potencial, há necessidade de maior atenção ao controle de doenças. A maioria das cultivares apresenta sensibilidade a oídio e manchas, por exemplo”, explica Miguel Manosso, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado BASF – Sul.

Em termos econômicos, o fertilizante é o maior custo individual para o produtor de trigo hoje. E a cultura responde muito bem ao uso de tecnologia. “Então é necessário considerar todas essas questões. Um bom tratamento de sementes custa pouco em relação ao total investido na lavoura. Mas seus efeitos podem garantir expressivo aumento na produtividade”, diz Miguel.

Estudos apontam que o tratamento de sementes de trigo, com produto adequado, pode elevar a produtividade da lavoura em cinco ou seis sacas por hectare, acrescenta Caroline.

Sobre o Sistiva®

O diferencial do fungicida Sistiva® reside em seu modo de ação, que inicia a proteção pela semente. Esse método prepara o terreno para um desenvolvimento saudável do cultivo desde seu estágio primário e também proporciona um efeito residual que protege as plantas nas fases subsequentes. Isso faz com que haja menos incidência de doenças da parte aérea nos estágios seguintes de desenvolvimento do trigo.

"O tratamento das sementes com Sistiva® representa uma estratégia econômica e eficaz, protegendo as plantas desde o começo e possibilita um controle mais eficiente, dando mais tranquilidade aos produtores em relação ao manejo de parte foliar", explica Miguel Manosso. "Observamos que as plantas geradas a partir de sementes tratadas com Sistiva® apresentam uma sanidade superior já na primeira aplicação de fungicida foliar", acrescenta.

Saiba mais sobre os resultados do Sistiva® no campo na série “Sistiva® na opinião de quem já aplicou”:

Acesse a Fazenda BASF e confira na íntegra este e outros depoimentos sobre os benefícios e resultados do Sisiva® na prática.

Além de sua ação preventiva, Sistiva® traz múltiplos benefícios que se estendem ao longo de todo o ciclo de cultivo do trigo:

• Uso racional de fungicidas: devido a sua eficiencia aliada ao efeito residual, há maior segurança e flexibilidade no manejo de doenças.

• Qualidade e produtividade dos grãos: a proteção contínua resulta em grãos de melhor qualidade e em uma produtividade aumentada.

• Rentabilidade: a redução no uso de produtos adicionais e o aumento da produção de grãos contribuem diretamente para a rentabilidade dos agricultores.

O Sistiva® contém o ingrediente ativo Xemium® (Fluxapiroxade), que pertence ao grupo das carboxamidas. Este composto atua na enzima succinato desidrogenase, essencial no processo de respiração das células fúngicas. Sua ação sistêmica permite que o fungicida seja absorvido e movimentado dentro da planta, estendendo sua proteção por um período consideravelmente longo.

Sistiva® e Votivo® Prime

A proteção da lavoura pode ser ainda maior! O tratamento de sementes conjunto com Sistiva® e o nematicida Votivo® Prime é uma opção disponível e rentável para o agricultor. Além de formar uma barreira contra nematoides, praga presente em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil, Votivo® Prime contribui para um melhor desenvolvimento das raízes e da parte aérea das plantas, colaborando para uma lavoura mais saudável. Interessante perceber que o uso deste bionematicida pode gerar maior produtividade mesmo em áreas sem pressão de nematoides (benefício contra estresses bióticos e abióticos).

O nematicida biológico Votivo® Prime tem em sua composição Bacillus firmus cepa I-1582. Trata-se de produto registrado para uso em todas as culturas contra os principais nematoides pragas: nematoide-de-cisto-da-soja (Heterodera glycines); nematoide-das-galhas (Meloidogyne graminicola); nematoide-de-galhas (Meloidogyne javanica); nematóide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus); e nematoide-reniforme (Rotylenchulus reniformis).

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

PUBLIEDITORIAL

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro