Expedição Safra Goiás percorrerá 43 municípios
Fiscais estaduais agropecuários vão abordar temas como manejo pós-colheita e prevenção de pragas
A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, inicia 2025 com o lançamento do motor R38 para o segmento de geração de energia, reforçando sua estratégia de soluções diversificadas. O novo motor, de 3,8 litros e turboalimentado, foi revelado mundialmente durante a Eima 2024, em Bolonha, na Itália, e agora chega ao Brasil e à Argentina com a proposta de oferecer uma solução econômica para aplicações não regulamentadas.
Com potências que variam entre 50 kVA e 60 kVA na linha de geradores e 55 kW e 65 kW na versão de unidade de energia (IPU), o motor R38 é ideal para uma ampla gama de aplicações, incluindo sistemas de backup e geração de energia principal móvel. Sua integração perfeita ao ecossistema da FPT Industrial destaca a versatilidade do motor, que se torna uma opção robusta e confiável para as necessidades do mercado.
A FPT Industrial, que anualmente vende mais de 35.000 unidades de motores para geração de energia e IPUs ao redor do mundo, mantém sua posição de liderança nesse segmento. Com uma linha de motores que varia de 2,4 a 16 litros, a marca garante produtos que atendem aos mais altos padrões de desempenho e conformidade global.
O novo R38 chega com um G-Drive compacto de quatro cilindros, já equipado com pacote de resfriamento e filtros instalados. Sua confiabilidade é garantida por um sistema de injeção mecânica robusto, enquanto a manutenção simplificada e a possibilidade de realizar os serviços de um único lado tornam o motor ainda mais eficiente para os operadores. Além disso, a possibilidade de alternar o R38 de 1.500 rpm a 1.800 rpm permite atender aos requisitos de estoque dos OEMs.
“Estamos muito satisfeitos com o lançamento do R38, que amplia ainda mais as soluções que oferecemos ao mercado. Este motor se destaca em uma ampla gama de aplicações, incluindo bombas de irrigação, hidráulicas, unidades de energia hidráulica, bombas de desaguamento e compressores de ar”, destaca Carlos Tavares (na foto acima), presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Leonardo Almeida, responsável pelas vendas da Rede FPT Industrial na América Latina, reforça o impacto positivo do lançamento: "A chegada do R38 ao nosso portfólio na região nos permite oferecer soluções mais inovadoras e eficientes aos nossos clientes. Este lançamento reflete nosso compromisso contínuo com a melhoria da tecnologia e do desempenho, fornecendo produtos de alta qualidade que atendem às necessidades e expectativas do mercado."
Na versão de geração de energia, o motor R38 oferece potência de 55 a 66 kW no modo Stand-by e de 50 a 66 kW no modo Prime. O diâmetro e o curso são de 102 x 115 mm, com deslocamento de 3,8 litros e taxa de compressão de 17,5:1. O motor possui quatro cilindros e duas válvulas por cilindro, sendo equipado com turbocompressor.
Já na versão IPU, o motor entrega potência entre 55 e 65 kW a 2.500 rpm, com torque de 290 Nm a 1.800 rpm e 320 Nm a 1.700 rpm. As dimensões do diâmetro e curso, assim como o deslocamento, a taxa de compressão, os cilindros e as válvulas, são semelhantes à versão de geração de energia, mantendo a aspiração com turbocompressor.
O lançamento do motor R38 reforça o compromisso da FPT Industrial com a inovação, destacando-se como uma solução confiável e eficiente para a geração de energia na América Latina.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura