Syngenta inaugura polos de tecnologia no Brasil
Iniciativa visa impulsionar a inovação agrícola
A Cooperativa Copacol deu início nesta terça-feira (14) à 34ª edição do Dia de Campo de Verão, realizada no Centro de Pesquisa Agrícola (CPA), em Cafelândia (PR). O evento, que segue até quinta-feira (16), marca também o aniversário de 10 anos do CPA, reconhecido por seu papel essencial no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao aumento da produtividade agrícola.
Com uma área de 84 hectares, o CPA realizou em 2024 mais de 180 pesquisas, 10,2 mil análises de sementes e 1,7 mil testes de qualidade de fertilizantes. “Nosso objetivo inicial era testar tecnologias e orientar cooperados, mas fomos além, alcançando resultados acima da média estadual e promovendo avanços contínuos”, destacou o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Para ampliar o alcance, o CPA conta com áreas experimentais em diversas cidades do Paraná, como Goioerê, Jesuíticas e Cascavel. Esses estudos, compartilhados rotineiramente com os cooperados, são apresentados em eventos como o Dia de Campo de Verão.
A edição deste ano traz cinco tendas temáticas e uma vitrine de cultivares de soja, com demonstrações práticas sobre manejo de plantas daninhas, utilização de fungicidas e controle de pragas. Destaque também para palestras com especialistas renomados, como Étore Baroni, consultor da StoneX, que abordou cenários de mercado, e Henrique Debiase, da Embrapa Soja, que discutiu estratégias de fertilidade do solo.
Leonir Luís Dalmagro, cooperado de Cafelândia, destacou a relevância do evento: “Todo o conhecimento compartilhado aqui traz um retorno direto para nossas propriedades. Os avanços nas pesquisas e orientações são essenciais para seguirmos crescendo na atividade”.
Desde sua inauguração em 2015, o CPA tem desenvolvido projetos de impacto, como o aumento da produtividade média de soja e milho por alqueire, contribuindo para elevar a qualidade de vida dos produtores e fortalecer a agricultura regional. “Comemorar 10 anos do CPA é reconhecer o trabalho que transforma a realidade dos nossos cooperados”, celebrou Pitol.
Com iniciativas como o Dia de Campo de Verão, a Copacol reafirma seu compromisso em oferecer soluções inovadoras e conhecimento técnico de ponta para impulsionar o agronegócio brasileiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura