Foz do Iguaçu recebe Congresso Nacional de Aviação Agrícola e XXIII Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola do Mercosul

11.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Empresários, técnicos, pesquisadores, pilotos e expositores da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador e Estados Unidos, além da prata da casa, estão na contagem regressiva para o Congresso Sindag Mercosul (Congresso Nacional de Aviação Agrícola e XXIII Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola do Mercosul) que ocorre na próxima semana (dias 20, 21 e 22), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e terá dois dias (na quarta e sexta-feira) de debates e palestras com autoridades governamentais, pesquisadores, técnicos e operadores aeroagrícolas. Isso além dos 50 estandes da mostra de tecnologias e equipamentos, tudo no salão de convenções do Hotel Rafain Palace (Avenida Olímpio Rafagnin, 2357).

Já a quinta-feira (dia 21) será de demonstrações de aeronaves em simulações de pulverizações e de combate a incêndios. Nesse caso, com a participação de três fabricantes: a brasileira Embraer e as norte-americanas Air Tractor e Thrush, no aeródromo da Estância Hércules, na parte norte da cidade A movimentação é restrita (mediante inscrição) a empresários aeroagrícolas, pilotos, técnicos e toda a cadeia ligada ao setor, além da imprensa em geral. A expectativa é de que pelo menos mil pessoas participem dos três dias de movimentação.

DESTAQUES

Como sempre, o Congresso Sindag vai apresentar novidades em tecnologias de aplicação e boas práticas operacionais, este ano batendo mais forte na tecla da segurança operacional. As discussões vão abordar ainda legislação, estratégias e políticas para desenvolver o setor.

Destaque para os balanços do programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e do Convênio Sindag/Embrapa para tecnologias de aplicação em lavouras de interesse estratégico para o País. Trata-se de duas as principais ações em andamento hoje para melhoria na segurança e eficiência do setor aeroagrícola brasileiro.

MERCOSUL

Nas discussões envolvendo o Mercosul, o foco deverá ser sobre a busca de linguagem comum nas normas que regulamentam o setor nos países vizinhos. “A regulamentação existente hoje no Brasil para a aviação agrícola (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil/RBAC 137) está servindo de modelo para legisladores vizinhos”, explica o presidente do Sindag. No entanto, mesmo o RBAC 137, que entrou em vigor em maio de 2012, ainda precisa de ajustes.

“O Sindag trabalhou durante quase uma década junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pela elaboração do RBAC e agora estamos trabalhando pelo seu aperfeiçoamento. O que pretendemos é trocar informações sobre as experiências da Argentina, Uruguai e outros países, ao mesmo tempo em que mantemos os hermanos a par dos avanços buscados por aqui”, revela Paim.

O debate deverá entrar também no processo de elaboração do Regulamento Aeronáutico Latino-americano (LAR, na sigla em espanhol). O que está sendo tocado em parceria entre a Comissão Latino Americana de Aviação Civil (CLAC) e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês).

Setor deve crescer 7% em 2014

O Brasil possui a segunda maior frota mundial de aviões agrícolas (atrás apenas dos Estados Unidos). Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, o Pais fechou 2013 com 1.925 aparelhos, quando eram 1.447 em 2008. O que dá um crescimento de 33,03% em cinco anos - levantamento feito pelo portal Agronautas (www.agronautas.com.br), a principal fonte sobre estatísticas do setor no Brasil. No ranking por Estados o Mato Grosso tem a maior parcel da frota, com 446 aviões. Seguido pelo Rio Grande do Sul (411), São Paulo (268), Goiás (234), Paraná (138), Mato Grosso do Sul (95) e outros.

Conforme o presidente do Sindag, Nelson Antônio Paim, nem toda essa frota está voando. “A estimativa é de que uns 15% dos aviões estejam em situação irregular, com problemas mecânicos ou mesmo danificados. Isso a casa ano”, pondera o empresário. “Apostamos em um crescimento de 7% em 2014”, completa Paim.

Para ele, entre os principais fatores desse crescimento está a qualificação e o aumento da produtividade da agricultura. “Atualmente, apenas 24% das pulverizações de lavouras no Brasil são feitas por aviões, mas há uma necessidade crescente de alta tecnologia para reduzir custos para os produtores. Sem falar no aspecto ambiental, onde a precisão e rapidez são essenciais não só para evitar danos ao ecossistema, mas também podem diminuir a quantidade de produtos aplicados”, conclui Paim.

Confira abaixo a programação do evento

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO SINDAG MERCOSUL

20 de agosto – Hotel Rafain Palace

7h30 às 9 horas - Credenciamento dos participantes

9 horas às 9h40 - Abertura e boas vindas, com falas do SINDAG, da Asociación Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas del Uruguay (ANEPA) e da Federación Argentina de Cámaras Agro Aéreas (FEARCA)

9:40 às 11:30 - Abertura da feira com visita aos estandes

11 horas - Cerimonia de entrega de certificados às empresas que aderiram ao programa Certificação Aeroagrícola Sustentável/CAS (www.cas-online.org.br), no estande SINDAG/ANDEF

11h30 às 13h30 - Intervalo de almoço

13h30 às 14h10 – Palestra sobre Seguro Aeronáutico - Eng. Luiz Zaccarelli

14h10 às 14h50 – Palestra do patrocinador - BR AVIATION

14h50 às 15h30 – Palestra sobre o programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) - Prof. Ulisses Antuniassi/UNESP

15h30 às 16h10 - Coffee break na feira

16h10 às 16h50 – Palestra do patrocinador - Pratt & Whitney

16h50 às 17h30 – Palestra do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) - Marcelo Ceriotti

17h30 às 20 horas - Visitação à feira (que também permanece aberta durante todas as palestras)

21 de agosto - Estância Hércules

8h30 às 11 horas - Demonstrações de aeronaves Embraer, Thrush e AirTractor

11h30 às 13h30 - Almoço (boi no rolete e porco assado / patrocínio GE)

14 às 17 horas - Demonstrações de aeronaves Embraer, Thrush e AirTractor

22 de agosto – Hotel Rafain Palace

8 horas às 8h30 - Ações do Ministério da Agricultura para incentivo da aviação agrícola no País - Luis Gustavo Asp Pacheco - chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA) do Mapa

8h30 às 9h10 – palestra sobre elaboração do Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) aeroagrícola- João Guilherme Machado Vidal/ANAC

9h10 às 9h50 – Palestra do patrocinador - Thush Aircraft

9h50 às 10h40 – Coffee break na feira

10h40 – 11h20 – Las verdades que pocos conocen y no se

hablan – engenheiro agrônomo Augusto Piazza/FEARCA - Argentina

11h20 ao meio-dia – Situación General de la Aviación Agrícola

em Uruguay - Juan Chalkling/ANEPA

Meio-dia às 13h30 - Intervalo de almoço

13h30 às 14 horas – Gerenciamento de segurança de voo na aviação agrícola - Marcelo Drescher

14 horas às 14h40 - Ações do Sindag e Tramitação de projetos de interesse da aviação agrícola no Congresso Nacional – José Araújo e Nelson Paim/SINDAG

14h40 às 15h20 - Boas Práticas nas operações aeroagricolas - Prof. Dr. Wellington Carvalho/Universidade Federal de Lavras – UFLA/MG

15h20 às 16h10 - Coffee break na feira

16h10 às 16h50 - Segurança de voo, operações e fator humano - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos/CENIPA

16h50 às 17h30 - Projeto Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícolas de Interesse Nacional – Paulo Estevão Cruvinel/EMBRAPA

17h40 às 20 horas - Visitação à feira (que também permanece aberta durante todas as palestras)

20 horas – Encerramento do Congresso Sindag Mercosu

PALESTRAS COMERCIAIS (ocorrem paralelamente, no dia 22 de agosto)

9 horas às 9h40 - As diferenças entre atomizador de disco e atomizador de tela - Rodrigo Franco Dias/ Stoll Ltda

10 horas às 10h40 - Differential Global Positioning System (DGPS) Porto Aero – Renata Porto

11 horas às 11h40 - NCB Sistemas Embarcados – Fernando Nicodemos

15 horas às 15h40 - DGPS e cia - Augusto e Ramon

16 hora às 16h40 - Seminário de Familiarização do motor PT6A-AG - Claudio Ponce/Pratt & Whitney Canadá

17 horas às 17h40 - Seminário de Familiarização do motor PT6A-AG - Claudio Ponce/Pratt & Whitney Canadá

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