Clima favorece culturas de inverno no Rio Grande do Sul
Empresários, técnicos, pesquisadores, pilotos e expositores da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador e Estados Unidos, além da prata da casa, estão na contagem regressiva para o Congresso Sindag Mercosul (Congresso Nacional de Aviação Agrícola e XXIII Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola do Mercosul) que ocorre na próxima semana (dias 20, 21 e 22), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e terá dois dias (na quarta e sexta-feira) de debates e palestras com autoridades governamentais, pesquisadores, técnicos e operadores aeroagrícolas. Isso além dos 50 estandes da mostra de tecnologias e equipamentos, tudo no salão de convenções do Hotel Rafain Palace (Avenida Olímpio Rafagnin, 2357).
Já a quinta-feira (dia 21) será de demonstrações de aeronaves em simulações de pulverizações e de combate a incêndios. Nesse caso, com a participação de três fabricantes: a brasileira Embraer e as norte-americanas Air Tractor e Thrush, no aeródromo da Estância Hércules, na parte norte da cidade A movimentação é restrita (mediante inscrição) a empresários aeroagrícolas, pilotos, técnicos e toda a cadeia ligada ao setor, além da imprensa em geral. A expectativa é de que pelo menos mil pessoas participem dos três dias de movimentação.
DESTAQUES
Como sempre, o Congresso Sindag vai apresentar novidades em tecnologias de aplicação e boas práticas operacionais, este ano batendo mais forte na tecla da segurança operacional. As discussões vão abordar ainda legislação, estratégias e políticas para desenvolver o setor.
Destaque para os balanços do programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e do Convênio Sindag/Embrapa para tecnologias de aplicação em lavouras de interesse estratégico para o País. Trata-se de duas as principais ações em andamento hoje para melhoria na segurança e eficiência do setor aeroagrícola brasileiro.
MERCOSUL
Nas discussões envolvendo o Mercosul, o foco deverá ser sobre a busca de linguagem comum nas normas que regulamentam o setor nos países vizinhos. “A regulamentação existente hoje no Brasil para a aviação agrícola (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil/RBAC 137) está servindo de modelo para legisladores vizinhos”, explica o presidente do Sindag. No entanto, mesmo o RBAC 137, que entrou em vigor em maio de 2012, ainda precisa de ajustes.
“O Sindag trabalhou durante quase uma década junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pela elaboração do RBAC e agora estamos trabalhando pelo seu aperfeiçoamento. O que pretendemos é trocar informações sobre as experiências da Argentina, Uruguai e outros países, ao mesmo tempo em que mantemos os hermanos a par dos avanços buscados por aqui”, revela Paim.
O debate deverá entrar também no processo de elaboração do Regulamento Aeronáutico Latino-americano (LAR, na sigla em espanhol). O que está sendo tocado em parceria entre a Comissão Latino Americana de Aviação Civil (CLAC) e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês).
Setor deve crescer 7% em 2014
O Brasil possui a segunda maior frota mundial de aviões agrícolas (atrás apenas dos Estados Unidos). Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, o Pais fechou 2013 com 1.925 aparelhos, quando eram 1.447 em 2008. O que dá um crescimento de 33,03% em cinco anos - levantamento feito pelo portal Agronautas (www.agronautas.com.br), a principal fonte sobre estatísticas do setor no Brasil. No ranking por Estados o Mato Grosso tem a maior parcel da frota, com 446 aviões. Seguido pelo Rio Grande do Sul (411), São Paulo (268), Goiás (234), Paraná (138), Mato Grosso do Sul (95) e outros.
Conforme o presidente do Sindag, Nelson Antônio Paim, nem toda essa frota está voando. “A estimativa é de que uns 15% dos aviões estejam em situação irregular, com problemas mecânicos ou mesmo danificados. Isso a casa ano”, pondera o empresário. “Apostamos em um crescimento de 7% em 2014”, completa Paim.
Para ele, entre os principais fatores desse crescimento está a qualificação e o aumento da produtividade da agricultura. “Atualmente, apenas 24% das pulverizações de lavouras no Brasil são feitas por aviões, mas há uma necessidade crescente de alta tecnologia para reduzir custos para os produtores. Sem falar no aspecto ambiental, onde a precisão e rapidez são essenciais não só para evitar danos ao ecossistema, mas também podem diminuir a quantidade de produtos aplicados”, conclui Paim.
Confira abaixo a programação do evento
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO SINDAG MERCOSUL
20 de agosto – Hotel Rafain Palace
7h30 às 9 horas - Credenciamento dos participantes
9 horas às 9h40 - Abertura e boas vindas, com falas do SINDAG, da Asociación Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas del Uruguay (ANEPA) e da Federación Argentina de Cámaras Agro Aéreas (FEARCA)
9:40 às 11:30 - Abertura da feira com visita aos estandes
11 horas - Cerimonia de entrega de certificados às empresas que aderiram ao programa Certificação Aeroagrícola Sustentável/CAS (www.cas-online.org.br), no estande SINDAG/ANDEF
11h30 às 13h30 - Intervalo de almoço
13h30 às 14h10 – Palestra sobre Seguro Aeronáutico - Eng. Luiz Zaccarelli
14h10 às 14h50 – Palestra do patrocinador - BR AVIATION
14h50 às 15h30 – Palestra sobre o programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) - Prof. Ulisses Antuniassi/UNESP
15h30 às 16h10 - Coffee break na feira
16h10 às 16h50 – Palestra do patrocinador - Pratt & Whitney
16h50 às 17h30 – Palestra do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) - Marcelo Ceriotti
17h30 às 20 horas - Visitação à feira (que também permanece aberta durante todas as palestras)
21 de agosto - Estância Hércules
8h30 às 11 horas - Demonstrações de aeronaves Embraer, Thrush e AirTractor
11h30 às 13h30 - Almoço (boi no rolete e porco assado / patrocínio GE)
14 às 17 horas - Demonstrações de aeronaves Embraer, Thrush e AirTractor
22 de agosto – Hotel Rafain Palace
8 horas às 8h30 - Ações do Ministério da Agricultura para incentivo da aviação agrícola no País - Luis Gustavo Asp Pacheco - chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA) do Mapa
8h30 às 9h10 – palestra sobre elaboração do Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) aeroagrícola- João Guilherme Machado Vidal/ANAC
9h10 às 9h50 – Palestra do patrocinador - Thush Aircraft
9h50 às 10h40 – Coffee break na feira
10h40 – 11h20 – Las verdades que pocos conocen y no se
hablan – engenheiro agrônomo Augusto Piazza/FEARCA - Argentina
11h20 ao meio-dia – Situación General de la Aviación Agrícola
em Uruguay - Juan Chalkling/ANEPA
Meio-dia às 13h30 - Intervalo de almoço
13h30 às 14 horas – Gerenciamento de segurança de voo na aviação agrícola - Marcelo Drescher
14 horas às 14h40 - Ações do Sindag e Tramitação de projetos de interesse da aviação agrícola no Congresso Nacional – José Araújo e Nelson Paim/SINDAG
14h40 às 15h20 - Boas Práticas nas operações aeroagricolas - Prof. Dr. Wellington Carvalho/Universidade Federal de Lavras – UFLA/MG
15h20 às 16h10 - Coffee break na feira
16h10 às 16h50 - Segurança de voo, operações e fator humano - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos/CENIPA
16h50 às 17h30 - Projeto Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícolas de Interesse Nacional – Paulo Estevão Cruvinel/EMBRAPA
17h40 às 20 horas - Visitação à feira (que também permanece aberta durante todas as palestras)
20 horas – Encerramento do Congresso Sindag Mercosu
PALESTRAS COMERCIAIS (ocorrem paralelamente, no dia 22 de agosto)
9 horas às 9h40 - As diferenças entre atomizador de disco e atomizador de tela - Rodrigo Franco Dias/ Stoll Ltda
10 horas às 10h40 - Differential Global Positioning System (DGPS) Porto Aero – Renata Porto
11 horas às 11h40 - NCB Sistemas Embarcados – Fernando Nicodemos
15 horas às 15h40 - DGPS e cia - Augusto e Ramon
16 hora às 16h40 - Seminário de Familiarização do motor PT6A-AG - Claudio Ponce/Pratt & Whitney Canadá
17 horas às 17h40 - Seminário de Familiarização do motor PT6A-AG - Claudio Ponce/Pratt & Whitney Canadá
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