JCB marca presença na 18ª edição da FEACOOP
Empresa apresenta suas principais soluções e modelos destinados ao mercado agrícola
O Brasil está caminhando para uma produção recorde de grãos: 234,33 milhões de toneladas, 25,6% a mais que a safra passada, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sendo que praticamente metade desse volume corresponde à soja (48,6%). Estes resultados ficariam muito aquém se o produtor não tomasse certos cuidados na fase inicial do plantio como, por exemplo, o tratamento de sementes, que viabiliza o máximo potencial produtivo das plantas, protegendo-as de uma série de pragas e doenças naturais.
O ataque de pragas e fungos na fase inicial da lavoura causam sérios prejuízos como a má formação das plantas e a perda de produtividade. De acordo com Roberson Lima, diretor da Bayer SeedGrowth, área de tratamento de sementes da empresa, a proteção das sementes é um passo muito importante para que o produtor possa iniciar bem sua lavoura, evitando tais riscos, assegurando boa plantabilidade e explorando o potencial produtivo da planta. “O tratamento proporciona segurança e proteção para as sementes, protegendo o investimento feito pelo produtor, além de favorecer um bom stand inicial e a emergência das plantas de maneira uniforme", explica.
Pioneira no Tratamento de Sementes Industrial (TSI), a companhia disponibiliza para o mercado a possibilidade de uso das sementes já tratadas com a tecnologia Bayer SeedGrowth por meio de parceiros de negócio. A vantagem é que o agricultor economiza tempo e recursos, além de receber uma semente com dose exata dos produtos recomendados.
Soluções para o tratamento das sementes
Poncho Energy é a mais nova tecnologia disponível para o agricultor. Composto por dois inseticidas, o produto oferece um excelente arranque inicial da cultura da soja, melhor crescimento radicular e proteção da parte aérea nos primeiros dias após a germinação. De acordo com pesquisas realizadas pela Bayer, lavouras com Poncho Energy® apresentaram produtividade até 25% superior, confirmando a importância do tratamento de sementes. Outro produto que complementa o tratamento, seja ele na fazenda ou industrial, é o CropStar, que previne os danos causados por pragas, assegura a emergência, o stand e o potencial produtivo da cultura; resultando no desenvolvimento efetivo das raízes e folhas.
O inseticida CropStar oferece ao agricultor a possibilidade de proteger as sementes contra os principais fatores de risco – sugadores, mastigadores e nematoides, além de ter um efeito positivo no vigor das plantas, protegendo seu potencial produtivo e o investimento realizado em sementes Hoje, este produto pode ser usado em 12 culturas: soja, milho, algodão, trigo, feijão, arroz, amendoim, aveia, mamona, girassol, cevada e sorgo.
Mais de 100 anos de experiência
Há mais de 100 anos a Bayer trabalha com o tratamento de sementes, e desde 2011 vem liderando o serviço em larga escala no Brasil. Segundo Lima, o processo de tratamento industrial desenvolvido pela empresa é automatizado e, além da precisão no recobrimento da semente, oferece ainda mais segurança aos profissionais responsáveis pela operação, uma vez que todo o processo ocorre em sistema fechado, sem manipulação direta dos produtos. “Oferecemos ao empresário agrícola ou às cooperativas toda a nossa expertise no assunto, desde equipamento até suporte e assistência técnica para o negócio."
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura