Expointer: Casa da Fepagro discutiu assuntos de interesse da agropecuária

04.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A preservação da diversidade florística da vegetação campestre que caracteriza o Bioma Pampa têm sido ameaçada pela disseminação do capim-annoni-2.

O assunto foi tratado no último dia de painéis, promovidos na Casa da Fepagro, Expointer 2009, realizado sexta-feira (04/09). Participaram os pesquisadores Corália Medeiros, da Fepagro, Renato Borges de Medeiros, da UFRGS, e José Carlos Reis, da Embrapa Clima Temperado.

Conhecido como praga dos campos do Sul, o capim annoni-2 está presente nos campos nativos do Rio Grande do Sul, atingindo cerca um milhão de hectares. Gramínea exótica invasora está atualmente disseminada por todo o Estado devido à sua agressividade na competição com espécies nativas e carência de recursos técnicos efetivos de controle. A invasão ocorre em áreas que sofreram algum distúrbio, como cultivos agrícolas ou pastejo intenso, afirma a pesquisadora da Fepagro

Conforme ela, a entidade realiza um estudo dos efeitos da aplicação seletiva de herbicida como forma de controlar a presença da invasora, avaliando indicadores de dinâmica vegetacional, em áreas de pastejo de campo nativo infestadas. A avaliação está sendo feita em quatro áreas de campo nativo na Unidade da Fepagro, em Dom Pedrito, que apresentam alto nível de infestação. Duas dessas áreas estão sendo submetidas à aplicação seletiva de herbicida glifosato com uso de “roçadeira química” uma vez ao ano, no verão, nos últimos quatro anos. O efeito do tratamento é avaliado a cada estação do ano, explica Corália.

Na ocasião, a pesquisadora da Fepagro, Zélia Maria de Souza Castilhos, falou do projeto de lei 258/2006, do deputado estadual Jerônimo Goergen, que institui o programa de combate e erradicação do capim annoni-2. O programa estabelece, entre suas ações obrigatórias, o controle da presença da praga em locais de arremates, feiras, e exposições de animais de interesse agropecuário, bem como o treinamento de técnicos agropecuários, trabalhadores e produtores rurais para obter capacitação de enfrentar e eliminar a praga.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 32.888036 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro