Ex-presidente da ABCZ e atual presidente da FUNDAGRI recebe homenagem no Mato Grosso do Sul

12.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

O presidente da FUNDAGRI, mantenedora da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e ex-presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, recebe nesta quinta-feira (12) homenagem da Acrissul, uma das principais associações de pecuária da região Centro-Oeste.

A homenagem “Amigos da Acrissul” será realizada durante a cerimônia de abertura da ExpoGrande 2012, a partir das 19h30, na pista central de julgamento do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande/MS. Além de José Olavo, outras nove personalidades do Agronegócio, entre produtores e lideranças rurais, alguns in memorian, receberão a homenagem pelos relevantes serviços ao agronegócio sul-mato-grossense e brasileiro.

Juan Carlos Wasmosy empresário, engenheiro e político paraguaio, que foi presidente de seu país desde 15 de agosto de 1993 até 15 de agosto de 1998. Foi eleito pelo Partido Colorado, sendo o primeiro presidente civil após a presidência de Alfredo Stroessner e o primeiro eleito democraticamente, desde 1811. É titular da Agropecuária Goya, com grande expressão no Nelore Mocho.

José Olavo Borges Mendes, produtor rural há mais de 40 anos ele é selecionador de gado e por três vezes presidiu a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, a ABCZ.

Sylvio Mendes Amado, presidente de Honra da Famasul (máxima honraria da entidade) é fundador e ex-presidente da instituição. Amado e outras 29 pessoas discutiram pela primeira vez a formação da entidade em Mato Grosso do Sul, em 29 de outubro de 1977.

Claudio Fernando Garcia de Souza, Claudio Totó, com é conhecido, representa a terceira geração de sua família na produção rural. Em 2011 completou 50 anos de seleção na raça Nelore. O titular da marca CS na oportunidade do leilão comemorativo no ano passado, lançou o livro “Nelore CS 50 anos – Biografia e Ensaios”.

Eduardo Machado Metello, construiu toda a sua vida profissional e pública no Mato Grosso do Sul, tornando-se um dos nomes mais respeitados e influentes da agropecuária regional e nacional, ocupando, por longos períodos, a liderança de entidades representativas do setor.

Dedicou-se ao Direito, tendo sido, além de advogado, professor da Universidade Católica Dom Bosco. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, publicou os livros "Os três casos", "Meu amigo autonomista" e "A reforma agrária no Brasil".

Claudio Sabino Carvalho, um dos mais perfeccionistas selecionadores de nelore do país, que apurava também guzerá, brahman e gir leiteiro. Titular da marca Naviraí, marca líder no ranking de negócios com sêmen de nelore. Foram mais de 1 milhão de doses comercializadas.

Paulo Coelho Machado, conhecido como “cronista-mor de Campo Grande”, como costumava chamar seu amigo Hildebrando Campestrini. Foi escritor, historiador, advogado e professor de Direito, nasceu em Campo Grande, onde foi vereador. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, em memória (faleceu em 26 de julho de 1999). Foi secretário de Agricultura de Mato Grosso; presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

Presidiu a Liga da Divisão do Estado. Escreveu “A Parceria Pecuária” (1972), “A Criminalidade em Mato Grosso”, “Processo e Julgamento de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1954), “Arlindo de Andrade, Primeiro Juiz de Direito de Campo Grande” (1988); e a série Pelas Ruas de Campo Grande — “A Rua Velha” (1990) marco da literatura de MS, “A Rua Barão” (1991), “A Rua Principal” (1991), “A Rua Alegre”, “A Grande Avenida”, 2000.

Antonio Barbosa de Souza, “um homem muito gentil, discreto, estava sempre atento aos amigos e familiares, um grande amigo que prezava pela família e por valores religiosos, era também católico fervoroso”, assim definiu seu amigo Sylvio Amado, ao falar sobre Antônio Barbosa, pecuarista, ex-presidente da Acrissul e autor do livro sobre o seu sogro, Laucídio Coelho – um homem a frente do seu tempo, lançado em 2007.

José Tavares do Couto, produtor rural, empreendedor em Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros. Sempre envolvido com as questões da política de classe, presidiu a Acrissul, além de exercer importante influência sobre os pecuaristas de sua época.

Rubens Andrade de Carvalho, da Fazenda Brumado, em Barretos. Criador de Nelore e Brahman, Rubico de Carvalho era considerado uma dos maiores pecuaristas do país. Fez em 1962 a última importação de vacas e touros nelore, trazidos da Índia e pioneiro na importação de reses da raça brahman.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro