Seminário sobre exportação em Palmas/TO
Curso, que capacitou mais de 100 profissionais somente no primeiro semestre do ano, tem seus alunos atingindo média de 9,08 pontos na avaliação.
Ao todo 42 alunos participaram da 3ª edição da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon, entre os dias 24 e 28 de Maio, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande (MS), etapa que encerra o calendário de aulas programado pela Assocon para 2010. O balanço que os organizadores fazem das três edições, incluindo está realizada na capital sulmatogrossense e outras duas nos municípios de Rio Verde (GO) e Barra do Garças (MT) é muito positivo, já que os números mostram mais de 100 alunos formados, com média geral de aprovação de 9,08 pontos, e aceitação que supera os 95%.
Desta vez o curso contou também com a participação internacional de um grupo de oito paraguaios e três bolivianos que viajaram ao Brasil exclusivamente para participar do evento e aprender sobre as técnicas de manejo e novas tecnologias para uso nos confinamentos. E pelo visto o grupo de estrangeiros gostou bastante do que viu e ouviu por aqui, prometendo que vão retornar outras vezes para conhecer melhor sobre o modelo de produção brasileiro, já que a intenção é investir no crescimento da atividade de confinamento de gado em seus países de origem.
De maneira geral as avaliações dos participantes com relação à organização e conteúdo do curso estiveram sempre entre ‘bom’ e ‘ótimo’ e outro dado positivo é que os alunos aproveitaram o ambiente de interação com os professores para dar ideias e apresentar sugestões sobre mudanças, que poderão ocorrer já a partir de 2011, destaca Bruno Andrade, zootecnista da Assocon. “Agora, com as três etapas já realizadas vamos discutir junto com as empresas parceiras algumas propostas encaminhadas pelos participantes quanto ao formato e o conteúdo do curso”, diz.
Segundo Andrade, o grupo desta vez era bastante heterogêneo incluindo funcionários de fazendas, alguns gerentes, proprietários e técnicos autônomos. Para apresnetação do conteúdo teórico mais uma vez a Assocon contou com o apoio das empresas parcerias que enviaram seus técnicos para ministrar aulas específicas sobre assuntos ligados à nutrição animal, sanidade, certificação, uso de máquinas e equipamentos.
Sobre a Programação
Logo após a apresentação e abertura oficial da 3ª etapa da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon, a programação ficou por conta dos técnicos da Tortuga que apresentaram o módulo de nutrição animal. Na sequência os alunos visitaram a Malibu Confinamento, onde puderam conhecer as instalações recém inauguradas do grupo em Campo Grande e participar do módulo sobre uso de máquinas e equipamento para confinamento apresentado pelos técnicos da Casale.
No segundo dia a Allflex apresentou o tema identificação animal e em seguida a Assocon palestrou sobre gestão rural. À tarde ficou para Intervet apresentar o tema sanidade na cria e recria e boas práticas na aplicação de medicamentos. No terceiro dia, a John Deere abordou sobre operação com tratores e manutenção e máquinas e equipamentos no período e a Pfizer tratou sobre as principais enfermidades em bovinos confinados e protocolos sanitários de entrada no confinamento.
No quarto dia a Assocon apresentou o tema planejamento do confinamento e também uma visão do “depois da porteira” com fluxograma de uma planta frigorífica. No quinto dia foi realizada a visita às unidades 1 e 2 do frigorífico JBS Friboi, em Campo Grande, onde os participantes puderam ver o que acontece com o bovino após sua venda ao frigorífico. Alguns não conheciam uma unidade frigorífica e muitos conheciam apenas a sala de abate. A Beckhauser fechou o curso abordando o tema manejo racional, com apresentação de vídeos e aplicações práticas.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura