Estudo aponta perda de fósforo nos Estados Unidos

Pesquisadores atribuíram o fenômeno ao aumento da frequência de eventos climáticos extremos

19.11.2024 | 08:02 (UTC -3)
Revista Cultivar

Pesquisa da Universidade Penn State revelou que o fósforo está desaparecendo das terras agrícolas e sendo levado para os cursos d'água em diversas regiões dos Estados Unidos. O estudo analisou dados de 430 rios ao longo de quatro décadas e identificou aumento na perda de fósforo em áreas agrícolas.

Os pesquisadores atribuíram esse fenômeno ao aumento da frequência de eventos climáticos extremos, que intensificam o fluxo dos rios e a remoção do nutriente do solo.

Li Li, professora da Penn State e autora do estudo, destacou que o objetivo da pesquisa era entender o impacto dos eventos climáticos na dinâmica do solo. Segundo ela, o estudo mostra uma perda alarmante de fósforo. Ao contrário do nitrogênio, o fósforo não é renovável e possui reservas geológicas limitadas. Conforme ela, isso significa que, uma vez perdido para os cursos d'água, não há uma maneira natural de reintegrá-lo ao solo.

O estudo utilizou um modelo de aprendizado profundo para analisar as concentrações diárias de fósforo nos rios entre 1980 e 2019. Os resultados mostraram que, embora 60% dos rios apresentassem tendência de queda nas concentrações de fósforo, o volume total do elemento que chega aos rios aumentou.

Li apontou que, apesar das iniciativas para controlar a poluição proveniente de fontes urbanas estarem surtindo efeito, o controle das fontes difusas da agricultura continua sendo um desafio. O problema, segundo ela, está relacionado às mudanças climáticas, que trazem tempestades mais intensas e maior volume de água, aumentando o fluxo dos rios e intensificando a perda de fósforo.

Para enfrentar essa situação, os autores do estudo afirmam que será necessária uma combinação de novas tecnologias e mudanças nas práticas agrícolas. "Estamos defendendo mais inovação, mais criatividade e mais urgência", afirmou Li.

Mais informações podem ser obtidas em doi.org/10.1073/pnas.2402028121

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro