Espaço Cultural é um dos mais visitados na Expoagro Afubra

03.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Um dos locais mais visitados da Expoagro Afubra 2011 foi o Espaço Cultural. A estrutura que abriga a II Mostra Científica Sul-Brasileira do Projeto Verde é Vida, diariamente, conta com apresentações de música e dança, mas o que mais chamou a atenção dos visitantes foi o Museu da Agricultura Familiar. Com cerca de 70 peças entre equipamentos, ferramentas e utensílios domésticos usados pelos produtores rurais e que mostram a evolução dos trabalhos da família rural.

 

As peças expostas na Expoagro Afubra pertencem, em parte, à Pousada Engelmann e algumas são do acervo pessoal de Doralice Radtke. A agricultora, de Rio Pardinho, conta que já teve um pequeno museu, na época em que foi dona de uma pousada. ?Depois, como tínhamos galpões grandes, acabamos guardando tudo. Não tão bem organizado como está aqui, mas sempre com o maior cuidado.?

 

Doralice tem afeição especial por algumas peças do acervo, como um baú de madeira usado em viagens, fabricado em 1842. A espécie de ?mala? foi trazida da Alemanha e pelo seu tataravô, assim como muitos dos outros itens do museu. Mesmo sem a intenção de manter um museu, ela não pretende se desfazer das peças. ?Essas eu não vendo de jeito nenhum. Como tenho espaço para guardar, pretendo preservar tudo com a nossa família.?

 

Emanuele Mantovani

Assessoria de Imprensa Expoagro Afubra 2011

luciana@afubra.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro