EPAMIG recomenda e disponibiliza cultivar de trigo adequada para silagem

MGS Brilhante é alternativa para o período de inverno

24.11.2022 | 13:41 (UTC -3)
Mariana Vilela Penaforte de Assis/EPAMIG
MGS Brilhante é alternativa para o período de inverno; Foto: Reginério Soares/EPAMIG
MGS Brilhante é alternativa para o período de inverno; Foto: Reginério Soares/EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) tem testado a utilização de silagem de trigo para a alimentação animal como alternativa ao milho na safrinha (período de inverno). Os experimentos realizados no Campo Experimental de Sertãozinho, em Patos de Minas, utilizam a cultivar MGS Brilhante, desenvolvida pelos pesquisadores da EPAMIG, já disponível para a comercialização.

“Nós identificamos um potencial muito grande dessa cultivar para cobertura do solo após a colheita do milho para a silagem. A MGS Brilhante é resistente ao déficit hídrico e adapta-se bem em várias regiões de Minas Gerais. Além disso, não possui aristas (pequenas pontas que protegem as sementes, mas podem causar lesões no rúmen do animal) e produz matéria verde em grande quantidade por hectare, o que a torna economicamente viável como alternativa para produção de silagem na safrinha”, explica o zootecnista, Clenderson Gonçalves, chefe da Assessoria de Negócios Tecnológicos da EPAMIG.

Dois experimentos para a avaliação do desempenho de silagem de trigo da cultivar MGS Brilhante, na nutrição de bovinos, um com bezerras e outro com bezerros em crescimento, tiveram início neste ano e já apresentaram resultados favoráveis na comparação com a silagem de milho. “Para esses trabalhos avaliamos um tratamento com 100% de silagem de milho e substituição na dieta em três níveis de silagem de trigo: 33%, 67% e 100%. Esses animais passaram por um período experimental de 105 dias e foram pesados de 21 em 21 dias. Observamos que na maioria dos períodos o desempenho dos animais que receberam silagem de trigo na dieta foi superior quando comparados com a silagem de milho”, aponta Clenderson.

Como há uma diferença na quantidade de proteínas brutas entre a silagem de trigo (maior) e a silagem de milho (menor), foram acrescidos concentrados para igualar essa condição e garantir uma dieta isoproteica, que não interferisse nos resultados. Os animais avaliados tinham em média 18 meses e o ganho médio de peso foi de 1,3 Kg/dia. “Como são animais jovens foi um desempenho bastante satisfatório com números superiores aos estimados no programa de balanceamento de dieta que utilizamos. Todos os tratamentos tiveram ganhos superiores ao estimado, com a silagem de trigo se sobressaindo no comparativo, explica Clederson”.

Como conclusão, o zootecnista afirma que os resultados apontam para a viabilidade do uso da silagem de trigo para bovinos em fase de recria e crescimento. “Já podemos recomendar essa silagem no período de recria desses animais. E agora, estamos iniciando novos experimentos para avaliar a produção e a qualidade do leite e a parte reprodutiva”. Outro benefício é a rotação de culturas, que melhora a qualidade do solo e inibe o surgimento de pragas.

Aquisição das sementes

A EPAMIG tem sementes da cultivar MGS Brilhante disponíveis para a comercialização, os interessados podem fazer as encomendas na Assessoria de Negócios Tecnológicos pelo e-mail asagro@epamig.br ou telefone (31) 3489-5063 e no Campo Experimental de Sertãozinho cest@epamig.br (34) 3821-8699.

 “Não adianta fazermos esses experimentos sem disponibilizarmos a cultivar para os produtores. Quem quiser adquirir e testar a MGS Brilhante como alternativa para a rotação de áreas de silagem de milho já pode nos procurar. Os trabalhos que fizemos se basearam em dietas que podem ser utilizadas em qualquer propriedade”, finaliza Clenderson Gonçalves.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro