Epamig realiza primeira venda de mudas de café Conilon

Lote de 7 mil mudas foi adquirido por cafeicultor de Raul Soares (MG)

28.02.2024 | 16:41 (UTC -3)
Mariana Vilela Penaforte de Assis
Foto: Fábio Tancredi
Foto: Fábio Tancredi

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou a entrega das primeiras mudas de café Conilon produzidas nos campos experimentais de Leopoldina e Vale do Piranga (Oratórios), na Zona da Mata Mineira. O lote contendo 7 mil mudas foi adquirido por um cafeicultor do município de Raul Soares, na mesma região.

A implantação dos jardins clonais, a construção dos viveiros e a produção de mudas clonais de café Conilon integram o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura (Mapa). “O projeto tem ações voltadas para a Região Leste do Estado, entretanto, sua contribuição é voltada para os 292 municípios mineiros localizados em áreas baixas e quentes, que são aptos ao cultivo dessa espécie”, garante o pesquisador Fábio Tancredi, coordenador do projeto, que acrescenta: “este é o nosso primeiro lote comercial produzido”.

O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). “A Epamig adquiriu material genético de quatro cultivares, sendo elas: Centenária ES8132, Diamante ES8112, Jequitibá ES8122 e Marilândia ES8143. Como as cultivares clonais são compostas por um grupo de diferentes clones, optamos por produzir mudas de duas cultivares para que a quantidade ofertada não fosse muito pequena. Nesse primeiro lote produzimos mudas das cultivares Diamante ES8112 e Marilândia ES8143”, informa Fábio Tancredi.

Andamento das pesquisas

Apesar de Minas Gerais ter um grande número de municípios aptos ao cultivo do café Conilon, ainda não há materiais genéticos registrados oficialmente no Ministério da Agricultura, com recomendação para o Estado.

“Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das quatro cultivares vindas do Espírito Santo às condições mineiras, a Epamig também possui um programa de melhoramento genético do café Conilon, com o objetivo de, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado para as condições de Minas Gerais. Estamos avançando nas pesquisas e nos aproximamos da próxima etapa do melhoramento, que é a fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, adianta o pesquisador.

Oferta de mudas

As mudas produzidas em 2023 foram adquiridas por este único comprador. Em 2024, a expectativa é de que sejam produzidas 30 mil mudas. “Nossa programação é aumentarmos a produção aos poucos, mantendo o treinamento da nossa mão de obra e adequando às nossas condições para prosseguirmos com o cultivo e atendermos a demanda. A capacidade planejada para os viveiros nos campos experimentais de Oratórios e Leopoldina é de cerca de 200 mil mudas ao todo”, informa Tancredi.

As encomendas de mudas de café Conilon na Epamig devem começar no próximo mês de maio, quando os interessados devem fazer as reservas na Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro) pelo telefone (31) 3489-5060 ou e-mail asagro@epamig.br.  

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro