Com preços elevados, produtor de soja retoma negociação
Os atuais patamares elevados de preços estimulam sojicultores a comercializarem o produto remanescente da safra 2018/19 e os poucos volumes já disponíveis da temporada 2019/20
O agronegócio é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e crescerá ainda mais nas próximas décadas. Na colheita da cana de açúcar, por exemplo, em 1980 o processo era manual, enquanto hoje, as máquinas cortam 92% da cana no país, de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Além disso, seremos 10 bilhões de habitantes do planeta, em 2050, o que demonstra o quanto o agronegócio pode crescer para atender a essa demanda. Porém, isso só será possível se a tecnologia fizer parte do dia a dia, como já acontece na colheita da cana.
Mas não basta apenas mecanizar a colheita. É fundamental que toda a cadeia logística use soluções inteligentes para trazer mais agilidade, segurança e redução de custos de logística e transporte para o agronegócio.
No caso do transporte de matérias primas e produtos transformados, a telemetria veicular está sendo amplamente utilizada no mercado sucroalcooleiro e laticínios. Por meio de soluções embarcadas nos caminhões e também nas máquinas pesadas, é possível ter o maior número possível de informações. A gestão de frotas permite saber até se o motorista está dirigindo anda na velocidade permitida, se freia muito, se fala ao celular, entre outros pontos.
A MiX Telematics, empresa global de gestão de frotas, possibilita o monitoramento de áreas de interesse e georeferenciadas, que auxiliam na gestão da condução segura dentro de áreas de risco de tombamento. Também foi desenvolvida uma aplicação que mostra ao motorista de forma visual e com voz, informações do trajeto, orientando sobre boas práticas de condução, mesmo em estradas vicinais e em áreas de sombra GPRS.
Já para o mercado sucroalcooleiro, a tecnologia MiX Telematics fornece informações para gestão das frotas, que transportam a cana de açúcar das plantações para as usinas, ou seja, é possível monitorar em tempo real e online a locomoção da matéria prima, visando à segurança do motorista e da carga e otimização de processos e custos.
As funções realizadas pelo sistema são medição dos tempos de campo, ida e volta para as frentes de colheita e medição da velocidade média, distância e consumo de ida e volta das frentes de colheita. Com os dados coletados pelo sistema, é possível aperfeiçoar as práticas adotadas nessa atividade, elevando a produtividade e eficiência do negócio.
O monitoramento pode ser realizado tanto no modo automático, ou seja, quando as medições são programadas e realizadas espontaneamente pelo sistema, quanto no modo apontado, quando motoristas informam as paradas que fazem, entram na fila e na frente ou saem. Neste caso, o sistema consegue trazer mais riqueza de informações para contabilizar os indicadores (KPIs).
Outra tecnologia criada pela MiX Telematics é um conjunto de quatro câmeras instaladas no veículo, que permite a reconstituição de acidentes com imagens sem necessidade de buscar dados em servidores distintos. Em uma só visualização, os eventos críticos são registrados com vídeos e armazenados na nuvem, trazendo a facilidade e eficiência no processo de identificação do condutor, ambiente (cabine), condições da estrada, interferências nas laterais, entre outros.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura