Embrapa publica edital para multiplicadores de nova cultivar de morangueiro

Envio das informações e documentos exigidos no edital deve ser feito entre 3 e 21 de julho

23.06.2023 | 13:55 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa publicou, no dia 22 de junho, edital de oferta pública para produtores e laboratórios interessados na multiplicação da nova cultivar de morangueiro BRS DC25 (Fênix). O envio das informações e documentos exigidos no edital deve ser feito por e-mail, no período entre 3 e 21 de julho.

Podem participar viveiristas e laboratórios com inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Interessados devem enviar e-mail para o endereço elbio.cardoso@embrapa.br com o assunto “Comunicado de Oferta N° 10/2023”. 

Para os viveiristas, estão sendo disponibilizados 80 lotes compostos por 250 plantas matrizes, ao valor de 2,4 mil reais cada lote. Já para os laboratórios, são quatro lotes compostos por 15 estacas de plantas básicas, ao valor de 500 reais cada lote. A seleção será feita conforme ordem de recebimento das manifestações de interesse, até o esgotamento dos lotes. 

Sobre a cultivar de morangueiro BRS DC25 (Fênix)

A BRS DC25 (Fênix) se destaca pela precocidade da produção dos frutos, o que permite intervalo menor entre plantio e colheita e, dependendo da região, aumenta a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro). A recomendação de cultivo é para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O material também se destaca pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. Os frutos apresentam boa firmeza, garantindo maior resistência ao transporte e ótima durabilidade pós-colheita, com mais tempo de prateleira. 

A variedade tende a manter boa produtividade de frutas grandes, com estabilidade de tamanho ao longo da safra. O potencial produtivo pode chegar a 1,2 quilos por planta, dependendo das condições de cultivo. As frutas são grandes, com peso médio de 23 gramas, e de cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico. 

A nova variedade é resultado do Programa de Melhoramento de Morangueiro da Embrapa. O desenvolvimento foi feito pela Embrapa Clima Temperado (RS), em parceria com a Embrapa Hortaliças (DF), Embrapa Meio Ambiente (SP) e Embrapa Uva e Vinho (RS). 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro