Embrapa promove curso na técnica de PCR em tempo real para quantificação gênica

20.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 7 a 12 de novembro de 2011 o curso de Capacitação na técnica de PCR em tempo real para quantificação gênica, com o objetivo de capacitar estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais das áreas de biologia e agronomia, entre outras.

PCR é a sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase, um método capaz de amplificar DNA sem uso de um organismo vivo. É hoje uma das técnicas mais utilizadas em laboratórios de pesquisas biológicas para diversas tarefas, como sequenciamento de genes e criação de organismos transgênicos, entre outras.

O PCR convencional não apresenta valores quantitativos, por isso foi desenvolvido o PCR em tempo real, que é uma técnica descrita como quantitativa porque consegue realizar a avaliação do número de moléculas produzidas a cada ciclo. As características relevantes do PCR em tempo real são: rapidez, especificidade, sensibilidade e quantificação. O PCR em tempo real pode ser utilizado para diversas aplicações, tais como: quantificação da expressão de genes, quantificação do número de cópias de transgênicos, contaminação de alimentos, identificação de organismos geneticamente modificados, detecção e quantificação de patógenos, entre outras.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Simone Ribeiro e Ana Cristina Brasileiro, e pela professora da Universidade de Brasília - UnB, Rosana Blawid, e vai abordar: noções teóricas de PCR; extração de ácidos nucléicos; quantificação e avaliação da qualidade de RNA e DNA; síntese de cDNA; bioinformática, sistemas para a detecção de fluorescências; conceitos de delineamento experimental; desenho de primers; parâmetros na padronização da qPCR, curva-padrão e eficiência da amplificação; titulação de primers; curva de dissociação, anormalidades da curva de dissociação; métodos de quantificação gênica (absoluta e relativa); seleção de genes de referência, métodos de análise; uso de softwares (REST, SDS e DataAssist) e aplicações da técnica de PCR em tempo real.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro de 2011 pelo endereço:

. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o endereço eletrônico:

. Os candidatos selecionados serão informados por correio eletrônico até o dia 31 de outubro.

Estão sendo oferecidas 16 vagas para o módulo teórico e prático e 30 vagas para o módulo teórico. Estudantes de graduação só poderão se inscrever no módulo teórico. O módulo teórico e prático é reservado a estudantes de pós-graduação ou profissionais.

O curso conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Interações Planta-Praga.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro