Plantas daninhas resistentes aumentam custo de produção de soja
Estudo realizado pela Embrapa nas principais regiões produtoras do País avaliou que os custos de produção em lavouras de soja com plantas daninhas resistentes ao glifosato podem subir
A Embrapa participa do XV Encontro Nacional de Batata que começa nesta terça (25) em Holambra, SP, apresentando alguns dos produtos que já estão no mercado produtor, como a cultivar BRS F63 (Camila), e a BRSIPR Bel.
A BRS F63 tem ciclo médio e bom aspecto vegetativo, elevado potencial produtivo de tubérculos comerciais, período médio de dormência de tubérculos e moderadamente suscetível à requeima e à pinta-preta, além de extremamente resistente ao vírus Y da batata (PVY). Indicada para as regiões produtoras do sul do país, não é recomendada para plantio fora das épocas mais frias nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste. Apresenta textura firme no cozimento e sabor característico. É adequada para cozinha gourmet, na preparação de saladas e pratos afins.
A cultivar BRSIPR Bel foi desenvolvida para uso no processamento industrial nas formas de chips e de batata palha. Eventualmente, pode ser utilizada para consumo fresco, desde que sejam tomados os cuidados para prevenir o esverdeamento dos tubérculos. É uma cultivar que apresenta plantas medianamente vigorosas, com hábito de crescimento semi-ereto e porte médio. Possui tubérculos de formato oval, olhos medianamente rasos, película amarela e lisa e polpa creme. Destaca-se pelo alto teor de matéria seca e pelo grande número de hastes e tubérculos por planta.
A BRS Clara apresenta formato oval-alongado, polpa creme e olhos rasos, ciclo médio, aptidão para uso em saladas e para assar. Além de alto potencial produtivo e alta resistência a requeima, baixa incidência de defeitos fisiológicos, moderada resistência ao esverdeamento e resistência moderada à pinta preta. Ela, inclusive, tem sido utilizada para cultivo em sistema orgânico em várias regiões do país, como nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Giovani Olegário, pesquisador da Embrapa Hortaliças, enfatizou a importância da rusticidade dessas cultivares frente à sustentabilidade ambiental e econômica dos cultivos.
Antônio Bortoletto, analista do Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado, comenta que a empresa tem buscado desenvolver cultivares de mesa e também para o processamento em seus programas de melhoramento genético.
Para conhecer as cultivares da Embrapa disponíveis para o mercado produtor, acesse: embrapa.br/cultivares .
Se deseja ser um licenciado da Embrapa, visite a página: embrapa.br/produtos-e-mercado/editais .
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura