Embrapa lança edital para produção e comercialização de sementes e mudas da batata BRS F50 (Cecília)

A cultivar BRS F50 (Cecília) tem previsão de lançamento no mercado no início de dezembro de 2022

01.08.2022 | 14:12 (UTC -3)
Embrapa
A cultivar BRS F50 (Cecília) tem previsão de lançamento no mercado no início de dezembro de 2022. - Foto: Antônio Bortoletto
A cultivar BRS F50 (Cecília) tem previsão de lançamento no mercado no início de dezembro de 2022. - Foto: Antônio Bortoletto

Desde o dia 27 de julho, está aberto edital de oferta pública para produtores interessados em produzir e comercializar sementes e mudas da batata BRS F50 (Cecília). As manifestações de interesse podem ser feitas até às 17h do dia 10 de agosto. Os produtores contemplados serão comunicados por e-mail a partir do dia 15 de agosto.

Os interessados em realizar a multiplicação dos materiais devem enviar os documentos listados em edital para o e-mail antonio.bortoletto@embrapa.br, sob o assunto “Comunicado de Oferta N° 10/2022.” Para participar do processo, também é necessário estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). 

A oferta é de cinco lotes, com cem tubérculos de semente genética da cultivar, ao valor de cem reais cada lote; e de cinco lotes, com cem mudas básicas in vitro da cultivar, ao valor de dois mil reais cada lote. Inicialmente, cada produtor poderá adquirir apenas um lote, mas também manifestar interesse em lotes remanescentes.

A distribuição será feita por ordem de solicitação até o esgotamento dos lotes. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link, ou pelos telefones (47) 3624-0127 e (47) 3624-0195.

Sobre a BRS F50 (Cecília)

A BRS F50 (Cecília) possui teor relativamente alto de matéria seca e, portanto, em termos culinários, apresenta aptidão para fritura. Com relação à produção, o material se destaca pela boa aparência dos tubérculos, pela resistência a doenças foliares e pelo alto potencial produtivo.

A cultivar tem previsão de lançamento no mercado no início de dezembro de 2022. Foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, com envolvimento da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), da Estação Experimental da Unidade em Canoinhas (EECan), em Santa Catarina, e da Embrapa Hortaliças (Brasília, RS). 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro