Mercado Agrícola - 27.ago.2025
Falta de compras chinesas nos Estados Unidos pressiona os preços
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) formalizaram uma parceria para consolidar a plataforma Ater + Digital como ferramenta nacional de extensão rural e apoiar estratégias de transformação digital no campo. A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante o evento em comemoração do Dia da Agricultura Digital, em Campinas (SP).
A plataforma Ater+ Digital foi desenvolvida pela Embrapa para reunir informações em hubs temáticos, de forma organizada e em linguagem acessível. A ferramenta tem como público os profissionais de assistência técnica e extensão rural e produtores rurais que adotam ou pretendem adotar as tecnologias.
O novo termo de cooperação prevê a expansão e consolidação da plataforma, que hoje conta com 18 hubs temáticos ou específicos de determinadas cadeias produtivas. A proposta é de criar, ao menos, outros 20 hubs nos próximos cinco anos. Também serão feitos aperfeiçoamentos no Ater + Digital, incluindo novas ferramentas, como recursos de inteligência artificial, por exemplo, e integrando com tecnologias já existentes voltadas ao apoio à agricultura familiar.
Para ser possível o aprimoramento, será feita a articulação e captação de recursos com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, incluindo organismos multilaterais de financiamento e fomento, fundos filantrópicos, emendas parlamentares e recursos da União.
De acordo com a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, o E-campo já está presente em 99% dos municípios brasileiros, com mais de 1,2 milhão de usuários. Porém ainda é preciso ampliar o número de concluintes dos cursos e ofertar trilhas de aprendizagem.
Outro componente do plano de trabalho envolve a formação e capacitação digital de técnicos, gestores e produtores rurais.
“Queremos fazer como que essas plataformas se tornem políticas públicas, podendo assim fortalecer a ATER com o uso de tecnologias digitais”, disse a diretora Ana Euler.
O acordo de cooperação prevê ainda ações de integração internacional, por meio de fóruns de cooperação no âmbito da América Latina e Caribe e intercâmbios de experiências de cooperação Sul-Sul com países da África e da Ásia.
Também será avaliada uma cooperação técnica para replicação da experiência brasileira dos Distritos Agrotecnológicos (DAT), criados pelo projeto Semear Digital, coordenado pela Embrapa Agricultura Digital, em países do Cone Sul. A iniciativa visa promover o intercâmbio de experiências, fortalecendo as capacidades locais de ampliar o alcance das soluções digitais no campo.
“É importante que possamos integrar as iniciativas dos países para contribuir com os desafios da digitalização da agropecuária”, disse Delgado, Representante do IICA no Brasil .
Todas essas ações serão monitoradas e avaliadas, possibilitando não só o acompanhamento e direcionamento do trabalho, como também a realização de estudos técnicos relacionados ao uso de tecnologias e soluções digitais como instrumentos de transformação no meio rural.
O acordo de cooperação técnica não prevê o repasse de recurso entre as instituições. Captações que venham a ser feitas no âmbito da parceria serão formalizadas por meio de termos de cooperação técnica financeira específicos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura