Embrapa e Ceagesp formalizam parceria para ações de inteligência de mercado e validação de cultivares

Acordo cria oportunidades para o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas

01.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Entre os registros dos 52 anos da Ceagesp, celebrado no dia 31 de maio, foi assinado um Termo de Cooperação Geral com a Embrapa. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo é o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e também o primeiro do Brasil e da América Latina. A parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária cria oportunidades para o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas. 

Esta relação irá proporcionar o contato direto entre os centros de pesquisa da Embrapa e os elos do mercado atacadista de grãos, frutas e hortaliças. “Desta maneira, ampliamos a conexão da Embrapa, geradora de tecnologias, com o consumidor final”, afirma a diretora-executiva de Inovação e Negócios da Embrapa, Adriana Regina Martin. Ela ainda destaca: “A parceria com a Ceagesp é estratégica para o agro nacional, pois facilita a identificação das demandas de mercado e direciona o posicionamento das inovações”.  

O presidente da Ceagesp, coronel Ricardo Mello Araujo, acredita que "a parceria entre as duas empresas do Governo Federal será altamente benéfica à sociedade e ao agronegócio brasileiro. Em ação conjunta com o Centro de Qualidade Hortigranjeira – SECQH e o Departamento de Armazenagem – DEPAR, os pesquisadores e analistas da Embrapa terão acesso a enormes laboratórios práticos, onde problemas e demandas reais podem chegar mais rápido à pesquisa”. Araujo fala da relação ganha-ganha: “Novas tecnologias e cultivares poderão ser testadas com mais facilidade, confiança e rapidez. Por outro lado, a Ceagesp, seus permissionários e os entes desta relação em contato próximo com a Embrapa poderão ter acesso muito facilitado a inovações e resoluções de problemas."

Inteligência de Mercado
O primeiro resultado do Termo Geral assinado hoje é uma cooperação técnica para desenvolvimento de ações estratégicas conjuntas a partir do levantamento de dados de mercado que melhor posicionem as inovações tecnológicas geradas pela pesquisa agropecuária.

Será desenvolvido um painel com dados e análises “que vai nortear novas parcerias e estimular a troca de experiências entre as equipes da Embrapa e da Ceagesp, além de gerenciar iniciativas promovidas pelas diversas Unidades da Empresa com um mesmo parceiro”, explica Ana Paula Vaz, pesquisadora da área de Prospecção de Mercado da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa.

“Nossa expectativa é que, com a formalização da parceria, além da dar continuidade ao trabalho realizado por anos, possamos inovar em novas tecnologias e metodologias que trarão grandes contribuições a todos os órgãos”, diz o agrônomo Gabriel Bitencourt de Almeida, que responde pela  Seção de Controle e Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da Ceagesp. “Temos uma tradição de 20 anos de trabalhos em conjunto com as unidades da Embrapa relacionadas à fruticultura e a olericultura e o Departamento de Armazenagem”, lembra Almeida. 

Validação de cultivares 
Ao longo dos 52 anos, a Ceagesp acumulou expertise junto a diferentes elos do mercado atacadista e varejista, com produtores de grãos, frutas, hortaliças e com institutos e empresas de pesquisa nacionais, a exemplo da Embrapa. A história da Embrapa também está próxima de completar meio século e envolve diretamente ações com o setor produtivo e o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Em 48 anos, a Empresa  transformou o cenário da agricultura nacional, que hoje produz, por exemplo, safras recordes de grãos. 

O convênio estabelecido hoje amplia a interação entre as instituições. Expande as ações de validação mercadológica de novas cultivares junto a atacadistas da Ceagesp e deverá envolver mais Unidades de pesquisa da Embrapa. 

Em ações pontuais de validação realizadas anteriormente, os resultados se mostraram importantes para mapear tendências. Uma das principais foi a mudança de comportamento do mercado de uva de mesa, que apontou uma redução da importação das uvas do Chile e um aumento significativo da participação no mercado da uva BRS Vitória, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil.

“Com o acordo celebrado, vamos ampliar o monitoramento para todas as cultivares de mesa lançadas pelo Programa, incluindo as uvas BRS Ísis, BRS Núbia, e a novata BRS Melodia, a uva com sabor de frutas vermelhas, que começará a sua produção no Vale do São Francisco (PE/BA), principal polo frutícola brasileiro, no segundo semestre”, destaca Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho. As informações coletadas junto à Ceagesp, além de permitirem monitorar o mercado, servirão para fazer previsões de consumo e auxiliar a identificar e sanar problemas técnicos das cultivares sinalizadas pelo comportamento da performance comercial dos mesmos.

Outras frentes da parceria serão de ações de prospecção de mercado, desenvolvimento e divulgação de técnicas para aprimoramento de qualidade em frutas e hortaliças in natura e aumento de shelf-life, além de publicações técnicas, cursos e palestras com unidades da Embrapa.

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