Piraí participa de palestras em comemoração ao dia nacional de conservação do solo na Bahia
A Embrapa Produtos e Mercado está buscando parceiros para produção e comercialização de mudas do maracujá BRS PC (Pérola do Cerrado). Para isso, está aberto o processo de oferta para o licenciamento de viveiristas para a produção e comercialização de mudas da cultivar.
A BRS Pérola do Cerrado (BRS PC) é uma cultivar de maracujá silvestre e pode ser utilizada por indústrias na confecção de sucos, sorvetes, doces e para consumo in natura. Possui grande potencial produtivo (10 a 25 toneladas por hectare) e alta qualidade físico-química e funcional da polpa.
A cultivar apresenta belas flores brancas e ramificação densa, podendo ser usada para paisagismos de grandes áreas. Além disso, por ser altamente vigorosa e resistente a doenças e pragas, apresenta grande potencial para cultivo em sistema orgânico.
As condições para o licenciamento e a documentação para participação na oferta pública estão disponíveis no Edital nº 09/2014 (www.embrapa.br/produtos-e-mercado/editais). O prazo para habilitação vai até o dia 30 de outubro.
Indicação para o cerrado
A BRS Pérola do Cerrado tem indicação de produção para todo o cerrado brasileiro, mas não se adapta a regiões sujeitas a geadas e solos sujeitos a encharcamento.
A cultivar foi obtida na Embrapa Cerrados (Brasília, DF), resultante de um processo de seleção de uma população de acessos silvestres de Passiflora setacea de diferentes origens visando, principalmente, ao aumento de produtividade e do tamanho do fruto, além de resistência às principais doenças. Trata-se de uma variedade obtida por policruzamento entre plantas selecionadas. A BRS Pérola do Cerrado é a primeira cultivar de maracujazeiro silvestre registrada e protegida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Outras informações sobre o BRS PC (Pérola do Cerrado) podem ser lidas também na página da Embrapa Cerrados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura