Emater/RS-Ascar entrega insumos para Kaigangs em Santa Maria/RS

12.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Helena Boucinha

Resultado do convênio referente a projetos de segurança alimentar e apoio à produção agrícola e artesanal das comunidades indígenas do RS assinado pela Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) no ano passado, foram entregues ferramentas e sementes para 12 famílias da etnia Kaigang que atualmente estão acampadas próximas à Estação Rodoviária de Santa Maria, na Região Central.

“Eles esperam por processo de transferência para área que tenha condições de sustentar sua agricultura tradicional”, diz o engenheiro agrônomo Alfredo Schons, do escritório municipal de Emater/RS-Ascar de Santa Maria.

De acordo com Schons, o acampamento localiza-se próximo a um arroio poluído, onde não cabem suas moradias e nem há espaço suficiente para produção de alimentos. “Além disso, a área não tem adequação porque fica próxima a uma rua por onde passam, diariamente, centenas de veículos que acarretam a emissão de resíduos que poderiam se acumular nesses alimentos”, explica o técnico da Emater/RS-Ascar.

No acampamento Kaigang, a entrega foi feita no dia 04 deste mês, ao cacique Natanael Claudino, pela gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Clélia Cecilia Lovato Brum, e pelo chefe do escritório municipal de Santa Maria, Luis Mario Taschetto Perlini.

Os insumos (pá de corte, rastelo, cavadeira e carrinho de mão, entre outros) serão utilizados pelos indígenas para a manutenção e limpeza do terreno e das casas, além do plantio de lavouras e do preparo da local em que as famílias serão reassentadas.

Como o Projeto tem por objetivo garantir a segurança alimentar dos Kaigangs, também foram entregues sementes para o plantio de amendoim, milho, mandioca batata-doce e feijão. O acampamento indígena Mbyá Guarani, com nove famílias na localidade no Passo do Arenal, na BR 392, Km 343, em Santa Maria, também recebeu os insumos provenientes do Convênio.

Assinado em outubro de 2011, o convênio entre Emater/RS-Ascar e SDR prevê que 59 comunidades indígenas, envolvendo 4.231 famílias Kaigangs e Mbyá Guaranis em 52 municípios, recebam cerca de R$ 250 mil para compra de insumos e materiais, além da distribuição de sementes de milho e feijão. De acordo com o convênio, a Emater/RS-Ascar elabora e acompanha projetos de segurança alimentar para a produção agrícola nas comunidades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro