Em estudo, metconazole mostra eficácia contra Fusarium spp em arroz
O metconazole, um inibidor de 14α-desmetilação (DMI), é conhecido por sua eficácia no combate a doenças causadas por Fusarium em outros cereais
20.08.2024 | 09:09 (UTC -3)
Revista Cultivar
A doenças conhecida como "Rice Panicle Blight" (RPB), causada por várias espécies de Fusarium, tem se tornado uma preocupação emergente nas principais regiões produtoras de arroz da China. Essa doença causa prejuízos significativos na produtividade e na qualidade dos grãos, contaminando as panículas com toxinas. Atualmente, não há fungicidas registrados para o controle do RPB na China. Estudo recente aponta o fungicida metconazol (metconazole, C17H22ClN3O, CAS 125116-23-6, FRAC 3) como uma possível solução para essa ameaça.
O metconazole, um inibidor de 14α-desmetilação (DMI), é conhecido por sua eficácia no combate a doenças causadas por Fusarium em outros cereais, como o trigo e o milho. Este fungicida demonstrou capacidade de inibir o crescimento micelial, a formação de conídios, a germinação e a produção de toxinas em cepas de Fusarium coletadas nas principais regiões produtoras de arroz na China. Além disso, o metconazole interfere na função da membrana celular dos fungos ao inibir a biossíntese de ergosterol, um componente essencial da membrana fúngica.
Experimentos realizados em estufas indicaram uma redução significativa na ocorrência do RPB e na acumulação de toxinas nas panículas de arroz tratadas com metconazole. O fungicida não só mostrou efeitos protetores, mas também curativos, com uma eficácia de controle da doença de até 55,5% quando aplicado duas vezes. A produção total de toxinas foi reduzida em 71%.
A pesquisa também revelou que diferentes espécies de Fusarium têm sensibilidades variadas ao metconazole. Espécies como F. andiyazi apresentaram menor sensibilidade em comparação com outras espécies testadas. Isso sugere que a variabilidade genética entre as espécies de Fusarium pode influenciar a eficácia do fungicida.
Apesar de a contaminação por toxinas de Fusarium em amostras de arroz ser menor em comparação com outros cereais, como trigo e milho, o consumo diário de arroz ainda representa um risco potencial à saúde, devido à presença dessas toxinas.
O estudo conclui que o metconazole possui um potencial promissor para o manejo do RPB e a contaminação por toxinas de Fusarium em arroz.
Mais informações podem ser obtidas em doi.org/10.1016/j.pestbp.2024.106092
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura