Demanda chinesa e estiagem na Rússia podem aumentar exportações brasileiras de soja
O Iapar realiza nesta quinta-feira (26) um dia de campo em Londrina para discutir o cultivo de batatas na região Norte do Paraná. Entre outros temas, o evento tratará das oportunidades de mercado, recomendações de variedades e técnicas de implantação e manejo. Com previsão de início às 14 horas, o evento é dirigido a produtores, técnicos e estudantes da área de ciências agrárias.
Potencial – Conforme o pesquisador Nilceu Nazareno, o cultivo de batatas não passa atualmente de “quase uma curiosidade” na região de Londrina. Mas ele pondera que os produtores – sobretudo os pequenos, que já atuam no ramo de hortaliças – perdem uma oportunidade de diversificar a produção na propriedade e obter uma fonte alternativa de renda. “Ao contrário do que se pensa, o plantio de batatas no Norte do Paraná é viável e pode ser um negócio de alta produtividade com uso de tecnologia, basta que haja disponibilidade de água para irrigação”, afirma o pesquisador.
De acordo com Nazareno, a exploração de batatas “é bem diferente de produzir grãos ou café”. É uma cultura que exige cuidados específicos no preparo do solo, manejo de irrigação e muita atenção na etapa de comercialização (que deve ser feita rapidamente). Mas, segundo o pesquisador, essas questões não representam algo de difícil adaptação para produtores “já acostumados a lidar no setor de hortaliças”.
O especialista ressalta que existem tecnologia e variedades adaptadas à região, e aponta como promissor o nicho de produção de tubérculo-semente para atender os produtores do sul do Estado.
No aspecto climático, é necessário evitar o risco de geadas e as altas temperaturas. De acordo com Nazareno, ainda não foi concluído o zoneamento para a cultura região de Londrina. Mas, baseado na experiência obtida nos ensaios, aconselha o plantio no mês de maio.
Mais informações: (43) 3376-2373,
ou
(43) 3376-2465
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura