CDE/FCO aprova mais de R$ 65 milhões para empreendimentos goianos
Em reunião, 43 cartas-consulta foram aprovadas, com a expectativa de destinar os recursos a 26 municípios
A Elevagro anunciou o lançamento da Play Elevagro, uma plataforma de assinaturas para o setor do agronegócio. Trata-se de uma solução que traz conteúdos variados sobre práticas e estratégias em diferentes culturas, manejo sanitário, bem como temas relacionados à gestão comercial. Todos os conteúdos inteiramente voltados para os profissionais do setor. A plataforma cumpre o papel de uma jornada guiada de conhecimento, combinando trilhas de aprendizado e diferentes formatos de conteúdos (como infográficos, quizzes, e-books, vídeos e webinares) para tornar a aprendizagem mais dinâmica.
Ao lançar sua nova solução, a edtech do agro vem buscando se adaptar a um novo tipo de abordagem de aprendizagem online: o microlearning, cuja estratégia busca compartilhar pequenas doses de conhecimento na medida da demanda do profissional. É uma maneira de repensar a educação e a capacitação profissional – ação oportuna que vai ao encontro de estatísticas importantes deste setor.
Uma pesquisa realizada em 2020 com 384 agricultores brasileiros mostrou que 36% obteve conhecimento para a aplicação de defensivos agrícolas exclusivamente a partir de prática ou orientação familiar. Isso demonstra que existem lacunas de conhecimento a serem preenchidas, principalmente quando consideramos os avanços tecnológicos recentes e o aumento da complexidade do manejo agrícola.
“Na verdade, grande parte da pesquisa produzida no mundo fica em prateleiras acadêmicas, com acesso limitado aos pesquisadores e cientistas. Apenas uma pequena porcentagem de tudo o que é produzido chega ao consumidor final (no caso, o produtor rural, o agrônomo ou o técnico agrícola)”, afirma Ricardo Balardin, Co-founder e Board Member da Elevagro.
Balardin ainda afirma que já tinha começado a enxergar, pelo menos vinte anos atrás, o distanciamento da academia em relação ao campo. Segundo ele, esse distanciamento iria trazer, nos anos seguintes, uma defasagem intelectual intensa no setor. Com base nisso, a promessa da Play Elevagro é semear informações essenciais para a nova agricultura, capacitando os produtores para os novos desafios do agronegócio:
“[...] O cenário que estamos vivendo hoje demonstra que tínhamos razão, mas ainda não sabíamos que tudo aconteceria de forma tão rápida e tão contundente, e que a demanda por educação e conteúdo seria tão diversa e buscada através de diversos meios — com destaque ao digital. No entanto, em meio a essa variedade, existem cursos que não priorizam a qualidade dos conteúdos oferecidos. Infelizmente, essa tendência é impulsionada por uma busca por respostas prontas, em vez de valorizar o processo de aprendizado e reflexão. Isso resultou na proliferação de cursos que podem não atender plenamente às expectativas dos alunos”, finaliza.
O período de transformação que estamos vivenciando traz consigo oportunidades e desafios para o agronegócio. Alcançando uma fatia de 24,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022, o setor também vem batendo alguns recordes sucessivos – o que se reflete em uma maior demanda no mercado de trabalho e em uma maior necessidade de profissionais mais qualificados.
“Estamos em um momento de transformação no agronegócio, onde a qualificação e a educação de toda a base se tornam imperativas, tanto para os trabalhadores mais táticos quanto para aqueles que possuem funções mais executivas no setor. Estamos vivenciando uma mudança significativa, com a demanda por alimentos aumentando em um cenário de pressão por sustentabilidade máxima. Nesse contexto, a digitalização se torna uma poderosa ferramenta de transformação, impulsionando mudanças importantes em outros aspectos”, comenta Alexandre Chequim, Co-founder e Board Member da Elevagro.
A Play Elevagro traz um vasto catálogo de conteúdos dinâmicos aos assinantes, permitindo que desfrutem de uma ampla variedade de cursos do agronegócio. Com o propósito de oferecer maior capacitação e segurança técnica aos profissionais, eles poderão obter conhecimento técnico para embasar suas decisões e buscar informações para a gestão do negócio como um todo.
“Essa ferramenta possibilita a inclusão e a educação, fornecendo informações essenciais para a nova agricultura e capacitando os produtores para essa nova etapa do agronegócio. Tanto os pequenos, médios e grandes produtores quanto as empresas estabelecidas de diferentes portes e os prestadores de serviços, sejam eles tradicionais, consultores ou agrônomos, podem se beneficiar dessa plataforma”, argumenta Chequim.
A plataforma Play Elevagro já soma atualmente dezenas de cursos que cobrem as principais culturas de plantio e temas relacionados ao manejo de pragas e doenças, devendo ser continuamente alimentada e atualizada nos próximos meses.
Sobre o fator inovação, Chequim afirma que precisamos avançar no campo da tecnologia: “[porém], é importante ressaltar que nossa proposta se diferencia mais pelos processos, relacionamentos com o mercado e metodologia utilizada. Embora busquemos um diferencial de inovação tecnológica, a solução que oferecemos já se destaca no mercado como uma opção ímpar”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura