EBDA discute ações de convivência com a seca

29.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

Diretores e gerentes regionais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, reuniram-se para alinhar ações emergenciais e estruturantes de convivência com a seca. O encontro foi realizado nesta terça-feira (29), no Centro de Treinamento (CTN) da empresa, localizado na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. A reunião também contou com a participação de representantes da Casa Civil, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A intenção é apresentar e organizar conjuntamente as atividades e programas que o Governo do Estado, por meio da EBDA, vem desenvolvendo junto ao governo federal para amenizar os efeitos provocados pela estiagem prolongada”, afirmou o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco.

Dentre as ações desenvolvidas está o Programa Garantia Safra, que teve adesão de 125 municípios. Neste contexto, mais de 84,7 mil famílias foram beneficiadas com um valor de R$680. “As ações de convivência com a seca não são apenas um trabalho técnico, são também atos de cidadania”, disse a chefe da Divisão de Gado de Leite (DGL), Isa Porto.

A EBDA também é responsável pelo Programa de Segurança Alimentar do Rebanho, que implantará 200 Unidades Técnicas Didáticas (UTD) de palma adensada para beneficiar dez mil agricultores familiares.

Mais de dez mil famílias de produtores rurais também serão atendidos pelo “Projeto de Criação de Aves Caipiras” da empresa, em 50 municípios baianos. A meta é proporcionar uma fonte complementar de alimentação com alto valor protéico, além de uma fonte de renda, por meio da venda da carne e dos ovos dos animais. Quilombolas, povos indígenas, comunidades de fundo de pasto e ribeirinhos estão incluídos entre os contemplados.

Também será realizada a venda de milho subsidiado para alimentação animal através da Conab. A estatal irá remover para a Bahia 50 mil toneladas do cereal para que produtores alimentem os rebanhos. “A previsão é de que as primeiras 8.400 toneladas cheguem ao Estado daqui a 20 dias”, disse o analista administrativo da Conab, Eduardo Henrique. Pequenos produtores rurais poderão adquirir até três toneladas por mês, por um preço de R$18,10.

O evento segue até esta quarta-feira (30), no qual os participantes discutirão os temas: Detalhamento das ações orçamentárias do Plano Plurianual (PPA); PPA participativo associado à ação orçamentária da EBDA; Renegociação de Dívidas de Produtores Rurais; Crédito Emergencial.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro