Stephanes defende práticas sustentáveis para evitar problemas ambientais
No domingo (24/05), os brasileiros comemoram o Dia Nacional do Café. O produto, que chegou ao Brasil em 1727 pelas mãos do sargento-mor Francisco de Melo Pallheta, é consumido por 93% da população brasileira.
O café foi plantado primeiramente em Belém do Pará e seguiu roteiro diversificado no Brasil. Da região Norte passou pelos estados nordestinos do Maranhão, Ceará, Pernambuco, e Bahia. Em 1825, chegou aos estados de Minas Gerais e São Paulo. Hoje, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida.
Números - Em 2008 foram produzidas 45,9 milhões de sacas de café, o que representa 40% da produção mundial. Os principais estados produtores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia. Já as exportações atingiram, no ano passado, o volume de 28 milhões de sacas e a receita de US$ 4,7 bilhões. No primeiro quadrimestre de 2009, o café foi responsável por R$ 1,33 bilhão em exportações.
Estudo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) indica consumo interno de 17,45 milhões de sacas entre maio de 2007 e abril de 2008, volume 3,43% superior ao registrado em relação aos 12 meses anteriores.
Fonte: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura