Dinâmica e informações técnicas no Dia de Campo Semeato

16.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A época de plantio é sempre preocupante para o agricultor. Neste período são escolhidas as melhores sementes e utilizadas as melhores máquinas na busca de um plantio de qualidade, para que se obtenha produtividade. Pensando nisso, a Semeato, indústria de máquinas e implementos agrícolas de Passo Fundo, realizou nos dias 15, 16 e segue até dia 17 de setembro o Dia de Campo Semeato.

No ano em que comemora 45 anos de parceria com o produtor rural, a Semeato reafirma a missão de desenvolver a melhor tecnologia para o campo, sempre pensando na rentabilidade e sustentabilidade, por meio do sistema plantio direto. Além disso, está preocupada em fornecer conhecimento técnico para que o produtor possa realizar a semeadura de forma correta.

O Dia de Campo Semeato, promove a troca de informações técnicas e os visitantes pudem esclarecer suas dúvidas quanto à regulagem e manutenção das máquinas. O palco deste encontro é a fazenda de Ivan e Luciano Possebom, localizada no distrito de Bela Vista, próximo a Passo Fundo. A estimativa é que mais de 500 visitantes, entre estudantes e produtores de Passo Fundo e região passem pelo local nos três dias do evento.

Novidades para o produtor

Em uma área aproximada de 270 ha, o produtor de Getúlio Vargas Adélio Lazzari produz principalmente soja e milho. "Neste ano plantei 60 ha de milho, menos do que no ano passado e já estou me preparando para o próximo plantio de soja", afirma ele. Para a semeadura, o agricultor utiliza o modelo Personalle Drill 21 da Semeato, com o qual também faz o plantio de inverno de aveia, trigo e cevada.

Segundo Lazzari, a oportunidade do dia de campo é importante para esclarecer dúvidas e conhecer as novidades. "A minha máquina, adquiri em 2004. O sistema está mudando, hoje tem coisas novas pra ver e isso é bom", salienta. O facão guilhotina é considerado pelo produtor a principal novidade. "Para milho, acho que esse sistema é muito bom porque consigo plantar sem abrir o sulco e não joga a terra fora. O sistema de rolamento dos discos foi mudado e o cano do adubo, também sofreu modificações", destaca. Para ele, essas novidades contribuem para um melhor plantio e rentabilidade. "Quanto mais tecnologia, melhor vou plantar e melhor vou colher", constata.

Adquirindo recentemente uma semeadora Personalle Drill 21, o agricultor de Ipiranga do Sul Rafael Baruffi, fez o plantio de trigo utilizando a máquina nova. "Adquiri minha primeira máquina em 1987, era uma TD 220. Agora, adquiri uma PD 21, porque na questão plantadeira, são as melhores do mercado", justifica ele, que planta em seus 150 ha aveia para cobertura, nabo, trigo, cevada, soja e milho.

Para Baruffi, a visita ao Dia de Campo traz oportunidade de se inteirar com as novidades das máquinas. "Algumas inovações, como o rolamento dos discos, caixa rotomoldada, que proporciona durabilidade maior, já são itens da máquina que adquiri. Mas vi o sistema de engrenagem da SHM, que é multi comando e até interessei para colocar na minha plantadeira", observa ele, destacando ainda o sistema acoplador utilizado na semeadora Sol Tower. "Apesar de preferir as múltiplas, achei interessante esse acoplador", admite.

Proximidade com o produtor

Produtor rural, engenheiro agrônomo e presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Leandro Granella vê nos dias de campo uma oportunidade de ter contato com a equipe técnica da Semeato na busca por informações de plantio. "A dinâmica do dia de campo é mais particular, com atendimento personalizado, onde o produtor consegue questionar, comparar e tem liberdade de conversar com mais tempo sobre máquinas, além, de poder ver a plantadeira trabalhando, o que torna o conhecimento mais proveitoso, principalemnte pela questão técnica", garante.

Segundo Granella, poder comparar produtos e conhecer as novidades são as principais particularidades do encontro. "Temos os modelos um ao lado do outro, podendo comparar. Percebi várias inovações, discos novos, opções de configurações de plantio", pontua. De acordo com o produtor, é possível comparar e analisar a situação específica de cada produtor. "Nem sempre a semeadora que é montada para um produtor é melhor para o outro, cada um tem a sua condição de plantio, culturas diferentes. Cada situação é uma situação", conclui.

A área de 320 ha de Granella é semeada com uma PS Master e uma PS 8 para plantio de verão e uma TDNG, para trigo e já pensa em atualizar os modelos. "As máquinas são robustas e resistentes, tem uma boa qualidade de plantio, fácil reposição de peças, além de alto valor de revenda", finaliza. O produtor está concluindo a semeadura de milho e assim que encerrar vai remontar as máquinas visando o plantio de soja.

Alessandra Pasinato

Assessoria de imprensa Semeato

(54) 2103-2827

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro