12° Congresso Brasileiro do Algodão é realizado em clima de safra recorde
O congresso é realizado a cada dois pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio da Embrapa e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA)
A agtech DigiFarmz, cuja plataforma digital ajuda o produtor a tomar decisões no controle de doenças da soja e, em breve, das culturas de milho e trigo, foi selecionada entre 99 inscritas e oito finalistas para participar do programa Intensive Connection, lançado pelo Hub AgTech Garage em parceria com quatro corporações líderes do agronegócio nacional (Bayer, Sicredi, OCP e OuroFino).
Esta é a primeira edição do programa equity free focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio no país. A proposta é oferecer experiências aos empreendedores das principais
startups agro e fomentar as conexões que podem ser formadas dentro do próprio hub, promovendo o desenvolvimento do setor. De forma geral, o Intensive Connection é um programa de potencialização de startups focado em soluções para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio nacional.
O programa foi estruturado de maneira que os quatro principais parceiros de inovação do hub selecionassem agtechs alinhadas com suas áreas de atuação. Assim, a DigiFarmz foi escolhida pelo Sicredi, que buscava soluções voltadas justamente para a agricultura familiar e para a otimização de processos para a concessão de crédito. Primordialmente, o Sicredi procurava soluções para gerar mais eficiência e valor nas atividades dos pequenos produtores rurais. A DigiFarmz é uma plataforma digital construída com mais de uma década de dados de pesquisas, isentos e atualizados anualmente, que combinam informações climatológicas, genéticas de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para auxiliar o produtor na tomada de decisão no controle das doenças da soja.
“Acreditamos que a seleção pelo Sicredi é de suma importância, pois reforça a nossa orientação e o intuito de cooperar com o produtor, levando-o a tomar decisões mais assertivas e, consequentemente, a crescer e se desenvolver mantendo a sustentabilidade, tanto ambiental quanto financeira e social”, comenta Alexandre Chequim, CEO & CoFounder da DigiFarmz. “A nossa ferramenta empodera pequenos e médios produtores à medida que auxilia os mesmos a tomarem decisões em relação à utilização dos defensivos agrícolas corretos, fazendo uma compra mais racional, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro e, assim, obtendo maior rentabilidade e mais produtividade”.
A partir de setembro, as empresas selecionadas passarão por uma jornada única de experiências com quatro meses de duração. Serão participações em mentorias e workshops, em que empreendedores e executivos estarão frente a frente para o desenvolvimento de ideias, permitindo troca de experiências, networking e muito aprendizado. Além de terem a possibilidade de visitar polos de inovação no Brasil e no mundo, acompanhados pelos parceiros do Garage.
O cronograma prevê alguns encontros presenciais, com conteúdo mais robusto, mas o foco principal é explorar o potencial de conexão do próprio hub. “O que define o Intensive Connection é uma jornada de experiências”, diz o CEO e cofundador do Agtech Garage, José Tomé. “As oportunidades vão surgindo, agregando valor tanto aos executivos quanto às startups”, afirma ele.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura