Saiba mais sobre o problema e as formas de manejo na ferrugem no cafeeiro
Nesta quinta-feira (5) a partir das 8h, a Embrapa Rondônia realiza o dia de campo sobre renovação de pastagens na propriedade do produtor Antônio Porphirio, na Agrovila Estrela Azul, no Projeto de Assentamento Lajes, em Machadinho d’Oeste (cerca de 350 quilômetros de Porto Velho). O evento é uma continuidade às ações definidas pelo Mutirão Arco Verde – Terra Legal, lançado em junho de 2010 pelo Governo Federal. Além de Machadinho d’Oeste, integram Mutirão no Estado: Pimenta Bueno, Nova Mamoré e Porto Velho.
No dia de campo, haverá quatro estações com informações sobre “uso da cana-de-açucar + uréia” para alimentação dos animais, “renovação, recuperação e manejo de pastagem”, “custo de renovação de pastagem” e “bovinocultura de leite, ordenha e manejo”.
Desde janeiro deste ano, produtores rurais da região de Machadinho do Oeste (RO) têm visitado a unidade de observação de renovação de pastagens, implantada através de uma parceria entre Embrapa Rondônia, Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/Ates), Prefeitura de Machadinho do Oeste e Incra.
“A ideia do dia de campo é mostrar os resultados obtidos até o momento, enfatizando o sistema de produção de gado leiteiro em propriedades de agricultura familiar”, explica o pesquisador Claudio Townsend.
Na unidade, instalada numa área de três hectares, foi plantado meio hectare da cultivar CB 47-355 de cana-de-açúcar (mulata pelada), que será usada para alimentar o gado no período seco. Onze pequenas parcelas de gramíneas e leguminosas foram acrescentadas ao sistema, visando analisar o desenvolvimento de cada uma delas na região.
Também foram introduzidas ao sistema as leguminosas arbustivas leucena e gliricidia, outras fontes de alimentação para o gado. “O objetivo da introdução de leguminosas é apresentar novas alternativas para a diversificação de pastagens em Rondônia”, explica o pesquisador.
Na renovação das pastagens, foi utilizada a Brachiaria brizantha cv. Piatã (tolerante à cigarrinha das pastagens) consorciada a Estylosanthes spp. cv. Campo-grande.
Kadijah Suleiman
Embrapa Rondônia
(69)3901-2536
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura