Emater/RS e Embrapa melhoram a produção de feijão no RS
O 1° Dia de Campo Feijoeiro realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), apresentou novas cultivares de feijão do gênero Phazeos Vulgaris.
As cultivares foram produzidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Feijoeiro para Minas Gerais liderado pela EPAMIG em parceria com a Embrapa, UFLA e UFMG. O evento realizado no dia 7 de novembro, em Uberaba/MG, reuniu estudantes e profissionais da área.
O pesquisador da EPAMIG Fábio Aurélio Martins apresentou as novas cultivares BRSMG Majestoso (feijão Carioca), BRSMG Madrepérola (feijão Carioca), BRSMG União (feijão Jalo), BRSMG Supremo (feijão preto). Além de maior potencial para comercialização, todas as cultivares são resistentes às doenças do feijoeiro. Segundo o pesquisador, isso gera benefícios finais para o produtor e consumidor, pois reduz o uso de agrotóxicos, aumenta a produtividade e a renda. “É importante que os produtores usem sementes geneticamente melhoradas. O custo para adotar essa tecnologia é baixo. Usar sementes “piratas” além de gerar má qualidade e produtividade baixa, perde-se o trabalho de melhoramento genético feito pelos pesquisadores”, afirma.
Durante o evento, os participantes também conheceram a publicação Série Documentos da EPAMIG, número 42, “Informações técnicas para o cultivo do feijoeiro-comum na região central brasileira: 2007-2009”. Mais informações sobre a publicação em
.
Fonte: ASCOM EPAMIG -
/ (31) 3489.5022 / 3489.5023
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura