Letícia Coral assume inteligência de mercado LATAM na BASF
A agrônoma teve passagens pelo CTC, Corteva e Dow
O Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja da AgroBrasília é um evento carimbado no calendário da Feira. O ensaio é uma oportunidade para que agricultores avaliem o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes.
Esta edição, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro, e contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Ao todo, são 24 empresas participantes com a exposição de 75 materiais.
José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF, destacou a relevância do evento e falou sobre a expectativa para os resultados da competição. “É uma competição feita de produtor para produtor e eles esperam muito por esse resultado para saber o que vão plantar na próxima safra. Também, o que acontece aqui, as empresas acabam usando como marketing para a Feira”, explicou.
O engenheiro Agrônomo da Coopa-DF, Lafayette Machado, detalhou algumas das principais novidades que os visitantes puderam acompanhar de perto. “Trouxemos novos eventos para controle de lagarta e herbicidas e para controle de plantas daninhas resistentes e mais produtividade. Tudo que é tocante para novas cultivares e para a nova safra está dentro deste ensaio”, detalhou.
A Metos, empresa austríaca com 40 anos de mercado no exterior e há 10 anos no Brasil, participou pela primeira do Dia de Campo instalando uma estação meteorológica para monitorar os 15 hectares de lavoura que foram plantados para a Competição de Cultivares.
“Fizemos uma parceria com a Coopa-DF para realizar o monitoramento climático do plantio. Instalamos nosso equipamento e teremos todos os dados compilados desde o dia 9 de novembro, comparando se foi um ano bom, um ano ruim de chuva, tudo com base nas informações que o equipamento nos oferece”, explanou Luís Rodrigues, coordenador Comercial da Metos Brasil.
A Competição de Cultivares é uma grande oportunidade para os produtores rurais que já cultivam soja e até mesmo para aqueles que desejam ingressar na atividade, como é o caso de Caio Lucius, produtor rural da região do PAD-DF.
“Eu atuava com fruticultura e hoje estou indo para a soja. Vim conhecer esse espaço que está ótimo, muito bem estruturado, com muitas variedades, muitas qualidades e estou escolhendo qual dessas cultivares que vou plantar neste ano”, enfatizou Lucius.
Disegna, também elogiou o evento promovido pela Coopa-DF. “Participar de um Dia de Campo desse, com muitas variedades e de todos os ciclos, para nós produtores, isso significa muito”, parabenizou Disegna.
O dia de campo tem o patrocínio das empresas Bayer, Dimiagro, Equilíbrio, HNS Máquinas, Koppert, Sicoob Credibrasília e Vegetal.
Também participaram da Competição de Cultivares as empresas: Araguaia, Basf (Credenz), Basf S/A (Soytech Sementes), Bayer, Cordius, Corteva, Dimiagro, Dois Marcos Sementes, Embrapa, Equilíbrio, FTS Sementes S/A, GMS, Golden Harvest, Inquima, Koopert, Nidera Sementes, Nutrien, Polli Fertilizantes, Syngenta, e Triunfo Sementes.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura